'Projeto Oeiras Innovation Labs' em desenvolvimento no Agrupamento de Escolas de Miraflores

'Projeto Oeiras Innovation Labs' em desenvolvimento no Agrupamento de Escolas de Miraflores

Em parceria com o Clube de Ciência da Escola, este projeto pretende responder à necessidade de preparar os alunos para uma sociedade digital

20 dez 2021
  • viver
  • Educação
  • ciência e inovação

O Vereador da Ciência e Inovação, Pedro Patacho, visitou o Clube Ciência Miraflores no âmbito da Implementação do Projeto Oeiras Innovation Labs, no passado dia 14 de dezembro.

O Projeto Oeiras Innovation Labs está em desenvolvimento no Agrupamento de Escolas de Miraflores, em parceria com o Clube de Ciência da Escola e pretende responder à necessidade de preparar os alunos para uma sociedade digital.  

As atividades assentam numa dinâmica grupal, que explora soluções criativas e ferramentas digitais, que permitem despertar a curiosidade e a procura do conhecimento, criando através desta prática pedagógica - aprender fazendo - maior motivação e a oportunidade de consolidar o conhecimento teórico das disciplinas curriculares. 

Pretende-se implementar uma filosofia de aprendizagem baseada em STEAM - Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics (Ciência, Tecnologia, Engenharia Artes e Matemática), integrando os princípios amplamente documentados e experimentados pela comunidade científica. Na base deste projeto, está o recurso a metodologias de referência, que irão promover nos alunos competências estruturais, ao nível da adaptabilidade, autorregulação, comunicação, pensamento criativo, resiliência e capacidade de resolução de problemas, determinantes para a integração destes jovens no mercado de trabalho. 

Cada um dos módulos suportados pelo projeto, 'Oeiras Innovation Labs' (eletrónica, programação, robótica e modelação e impressão 3D) está enquadrado no currículo escolar e tem previstas sessões de incorporação da tecnologia e exploração das atividades projetadas quer para professores, quer para alunos.

A ação do Projeto e do clube serve diretamente cerca de 125 alunos e cerca de 400 alunos de forma indireta ou pontual através de ações de divulgação que decorrem ao longo do ano letivo.

O Município apoia este projeto.