Projeto “Oeiras Sem Barreiras” beneficiou mais uma família

Projeto “Oeiras Sem Barreiras” beneficiou mais uma família

25 mai 2016
  • obras municipais
  • Apoio Social
  • Habitação

O projeto “Oeiras Sem Barreiras” beneficiou mais uma família do concelho, através da adaptação da sua habitação, neste caso de uma casa de banho, às necessidades de um dos membros do agregado familiar, um homem com 42 anos de idade que tem mobilidade condicionada. Este indivíduo tem como cuidadores os seus pais que obviamente também beneficiaram desta intervenção, pois a mesma contribuiu significativamente para uma melhoria da qualidade de vida de toda a família.

A intervenção consistiu numa adaptação total da casa de banho desta casa, localizada em Queijas, por forma a facilitar o acesso, a toma de banho e a utilização dos sanitários pelo cidadão com mobilidade reduzida, o qual recebeu também uma cadeira de banho que em muito veio facilitar o seu dia-a-dia.

De facto, gestos simples para o cidadão comum, como utilizar a casa de banho, são para muitas pessoas difíceis ou impossíveis de realizar. Viver com mobilidade condicionada pode ser muito penoso, mesmo dentro da casa onde se habita.

Por este motivo foi criado este projeto, que resulta de um protocolo celebrado entre o Município de Oeiras e a Fundação Manuel António da Mota, do Grupo Mota-Engil, no âmbito do Programa “Oeiras solidária”, com o objetivo de serem estabelecidas formas de colaboração entre estas duas entidades que permitam viabilizar, no Concelho de Oeiras, a realização de obras de adaptação de habitações particulares de famílias de baixos rendimentos e cujos agregados familiares integrem pessoas com mobilidade condicionada.

As obras de adaptação permitem a eliminação das barreiras arquitetónicas no interior das habitações, conferindo maior conforto e qualidade de vida aos seus beneficiários.