Assinatura de protocolos de colaboração entre a Marinha e o Município de Oeiras

Assinatura de protocolos de colaboração entre a Marinha e o Município de Oeiras

O Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais e o Chefe de Estado-Maior da Armada, Almirante Gouveia e Melo vão celebrar dois protocolos de cooperação, um para a promoção de atividades de inovação colaborativa entre a Marinha e a autarquia e outro para a beneficiação do Aquário Vasco da Gama. A cerimónia de assinatura dos protocolos terá lugar no dia 10 de fevereiro, às 11h50, no Salão Nobre do Palácio Marquês de Pombal, em Oeiras.

07 fev 2023
  • município
  • Cultura
  • Museus
  • União de Freguesia Algés, Linda-a-velha e Cruz Quebrada-Dafundo

O protocolo entre o Município e a Marinha, visa criar uma plataforma de cooperação para acelerar o desenvolvimento tecnológico e o crescimento de cadeias de valor alicerçadas em processos de inovação colaborativa que, simultaneamente, potenciem o aumento de atratividade e fixação de talento no território, envolvendo entidades públicas, empresas, academia e sociedade civil.

A cooperação entre estas duas entidades enquadra-se na visão de futuro da Marinha nos domínios económico, tecnológico, científico e cultural da Defesa Nacional, a qual assenta no investimento em investigação, desenvolvimento e inovação, apoiando iniciativas que ampliem a sua operacionalidade tecnológica e prontidão de resposta ao país. 

Em primeiro lugar, esta visão é partilhada pelo Município de Oeiras que já dispõe de um Plano de Ação para o setor AED (Aeronáutica, Espaço de Defesa) -  através do qual pretende contribuir para o desenvolvimento destes setores no território e de uma estratégia para a ciência e tecnologia (Estratégia Oeiras Ciência e Tecnologia - OCT2025) focada no apoio às dinâmicas de inovação de base científica e tecnológica, envolvendo empresas e institutos de investigação. 

Em segundo lugar, esta missão está em Oeiras facilitada na medida em que aqui se concentram mais de 1/4 das empresas nacionais de base tecnológica, muitas com capacidade para se envolver em ações de inovação colaborativa, e várias com experiência no desenvolvimento de produtos e na prestação de serviços no setor da Defesa. 

Por sua vez, o protocolo com o centenário Aquário Vasco da Gama, põe em evidência a expressão cultural e patrimonial da Marinha no território do município de Oeiras. O município compromete-se a assumir os encargos com a recuperação e beneficiação da Casa da Forja e Torreão Poente, contribuindo para a preservação de um edifício de elevado valor patrimonial, cultural e histórico. A par do investimento no património físico, o município compromete-se a ampliar a capacidade de divulgação da cultura e conhecimento científico ligado às ciências do mar e à a literacia do oceano junto da comunidade, estimulando formação, investigação e educação ambiental para a sustentabilidade, na missão partilhada pelas duas instituições de aproximar a ciência à sociedade.

Neste âmbito Oeiras vai integrar as comemorações dos 125 anos do Aquário Vasco da Gama e projetos associados à efeméride, designadamente as edições comemorativas, contribuindo para a promoção do conhecimento e divulgação do património histórico e científico do Aquário Vasco da Gama e, em particular, da obra do Rei D. Carlos I, pioneiro da oceanografia em Portugal.

 

🎦 A cerimónia de assinatura dos protocolos terá lugar no dia 10 de fevereiro, às 11h20, no Salão Nobre do Palácio Marquês de Pombal, em Oeiras.
Acompanhe-a em direto do Facebook do Município de Oeiras.