Município de Oeiras assume a recuperação do Centro de Saúde de Algés

Município de Oeiras assume a recuperação do Centro de Saúde de Algés

Uma vez mais, a Câmara Municipal de Oeiras substitui-se à Administração Central na defesa do bem-estar e na garantia da qualidade de vida dos seus munícipes.

09 fev 2023
  • município
  • viver
  • Saúde
Fachada do Centro de Saúde de Algés

Dada a urgência em reabrir o Centro de Saúde de Algés, que ficou encerrado devido aos prejuízos causados pelas intempéries de dezembro de 2022, a Câmara Municipal de Oeiras volta a arcar com uma responsabilidade que deveria ser da Administração Central e vai assumir a recuperação deste equipamento, de modo a garantir a  sua operacionalidade, possibilitando que os utentes voltem a ter os necessários cuidados de saúde em regime de proximidade.

Foi a solução encontrada pelo Município de Oeiras para que o mais rapidamente possível se inicie uma intervenção que faça face aos estragos provocados naquele equipamento, de tal forma significativos que, até à presente data, o mantêm encerrado, levando a que os cuidados de saúde aos seus utentes tenham vindo a ser prestados no Centro de Saúde do Restelo para onde são encaminhados com o apoio do Município.

Neste sentido, foi ontem (dia 09 de fevereiro) aprovada em Reunião de Câmara a decisão de contratar e a abertura do procedimento concursal necessário para a adjudicação da empreitada de obras públicas, denominada “Reabilitação do Centro de Saúde de Algés, após as inundações de Dezembro", mediante a adoção de um procedimento por concurso público, sem publicidade internacional.

O preço base do concurso ficou definido em 478.201,83€, acrescido de IVA à taxa legal de 6%, com prazo máximo de execução da empreitada de 90 dias.

Na Reunião de ontem o Executivo Municipal aprovou também as peças do procedimento e a composição do júri do procedimento e a respetiva delegação de competências.

Recorde-se que o Centro de Saúde de Algés, localizado em plena baixa desta localidade que foi fustigada nas cheias de dezembro passado, foi construído em 2017 por esta CMO, e que, pese embora a qualidade da sua construção, não resistiu à força daquela intempérie.

Naturalmente que esta intervenção deveria ser da responsabilidade da Administração Central, contudo e à semelhança da própria construção dos Centros de Saúde, será o Município de Oeiras a assumir a recuperação deste equipamento.