Oeiras celebra o São Martinho com dois magustos e 10 toneladas de castanhas
Empenhado em manter as tradições vivas e sustentáveis, o Município de Oeiras festejou o Dia de São Martinho com dois magustos: no Centro Histórico e no dia seguinte, no Palácio Anjos, em Algés.
Castanhas quentinhas - preparadas em três grandes assadores de rua – acompanhadas com vinho de Carcavelos Villa Oeiras, não faltaram neste magusto, que continua a ser o maior do País. A primeira de duas celebrações começou com animação de rua: além dos habituais Bombos de Santo André, também o programa 'Palavreando na Vila', do festival Passa a Palavra 2022, ecoou no Largo 5 de Outubro, com leituras, cantorias e contadores de histórias.
A meio da tarde, com o centro histórico de Oeiras cheio, acompanhado pelo Executivo Municipal, o Presidente da Câmara, Isaltino Morais, deixou algumas palavras. “O município vai, pela primeira vez, acender as luzes de Natal apenas no dia 6 de dezembro. Tradicionalmente seriam acesas hoje, a isso estamos habituados, mas há que adotar atitudes mais responsáveis.” Esta é uma decisão que acontece no âmbito do plano de poupança energética recomendado pelo governo, face à realidade de potencial crise energética que a Europa atravessa.
“É gratificante para a CMO verificar que os munícipes continuam a aderir a esta iniciativa”, congratulou-se o Presidente da Câmara, recordando que esta tradição começou naquele mesmo sítio, de forma espontânea, com uma só vendedora de castanhas.
“Esta festa, e todos os outros eventos que o município promove, incentivam à liberdade de estarmos no espaço público, nos jardins municipais, de estar na rua, de usufruir dos nossos teatros e exposições. Este dia é importante porque há oportunidade de confraternização, convívio, oportunidade de as pessoas saírem de casa e se reencontrarem” mencionou, também, a fechar o arranque destes dois dias de celebrações.
Em Algés, grande adesão ao 'mega magusto'
No sábado, os bombos de Santo André percorreram as ruas, animando e chamando para o magusto quem ainda estava em casa. Já no Parque Anjos foi notória a adesão das pessoas, que confirmam que este “mega magusto já é tradição”, referiu o Presidente da Câmara de Oeiras, Isaltino Morais. “Notamos que - também no meio urbano - o magusto tem um significado coletivo, o que não é tão comum. A afluência de pessoas superou todas as expectativas. Não me lembro de alguma vez ver o Parque Anjos tão cheio”, acrescentou.
Neste segundo dia de magusto, a Rede de Bibliotecas Municipais esteve presente e trouxe os livros para a festa e o vinho Villa Oeiras foi oferecido a quem quis provar.
Estiveram ainda presentes vários agentes culturais da União de Freguesias, o Vice-Presidente da CMO, Francisco Rocha Gonçalves, as Vereadoras Carla Rocha e Filipa Laborinho e o Vereador Nuno Neto. A Festa de São Martinho é organizada pela Câmara Municipal de Oeiras em parceria com a Associação de Comerciantes e Empresários de Oeiras e Amadora (ACECOA).