Semana da Proteção Civil 2024
Este evento tem como objetivo sensibilizar para a importância da Proteção Civil na prevenção e proteção de pessoas e bens em situações de emergências graves e catástrofes.
13/05/2024 a 19/05/2024
Oeiras
Gratuito
O Serviço Municipal de Proteção Civil de Oeiras (SMPC) e o Município de Oeiras vão celebrar a Semana da Proteção Civil, este ano sob o lema ‘Juntos estamos mais seguros’ e que irá incluir várias atividades ao longo de toda a semana.
Este evento tem como objetivo sensibilizar para a importância da Proteção Civil na prevenção e proteção de pessoas e bens em situações de emergências graves e catástrofes, e também pretende dar a conhecer todos os meios e os principais intervenientes do sistema de Proteção Civil Municipal.
A Semana da Proteção Civil conta com um variado leque de atividades que, pelo seu dinamismo e abrangência, serão enriquecedoras, quer para a população de Oeiras, quer para os vários agentes de proteção civil do município.
Do programa destaca-se a cerimónia de abertura da Semana da Proteção Civil, onde será apresentado o filme oficial do Serviço Municipal de Proteção Civil, e ainda a apresentação das 5 Unidades Locais de Proteção Civil (ULPC) das Juntas e União de Juntas de Freguesia de Oeiras, com a entrega simbólica do Kit da ULPC.
Orientada para os alunos mais jovens do município, mas aberta a toda a população, o dia 15 de maio, será dedicado à exposição de meios de vários agentes de proteção civil, que poderão atuar no Município de Oeiras, nomeadamente os Corpos de Bombeiros do Município, a Guarda Nacional Republicana, a Polícia de Segurança Publica, Marinha Portuguesa, Polícia Municipal e Serviços da Câmara de Oeiras.
Esta exposição a ter lugar no Passeio Marítimo de Algés, será complementada com uma demonstração de salvamento em ambiente aquático, levado a cabo em parceira com o SMPC, a Autoridade Marítima Nacional e os Bombeiros de Oeiras.
De assinalar também a Feira da Proteção Civil, na qual se pretende dar a conhecer as principais soluções técnicas para o apoio ao planeamento e análise na prevenção de situações de risco, as melhores tecnologias em ações de proteção e socorro e ainda a apresentação de formação académica e técnica na área da Proteção Civil.
A Feira terá lugar nos dias 18 e 19 de maio, no Passeio Marítimo de Algés e contará com variadas demonstrações práticas associadas à prevenção e socorro.
No dia 18 de maio a partir das 14h e com uma duração estimada de duas horas, na zona da baixa do Dafundo e Algés, os vários agentes de Proteção Civil, com a coordenação do Serviço Municipal de Proteção Civil, executarão um exercício de simulacro municipal com múltiplas ocorrências onde será testada mais uma vez, a capacidade técnica de atuação em situação de ocorrência grave, bem como a coordenação dos meios e das várias operações.
Durante a semana, decorrerão 4 apresentações técnicas em formato Webinar nos dias 13, 14, 15, 16 e 17 de maio.
A Semana da Proteção Civil encerra com uma cerimónia de formatura dos agentes de Proteção Civil do Município, seguida de um desfile de meios, que integrará meios do Serviço Municipal de Proteção Civil, dos Corpos de Bombeiros do Município, incluindo várias viaturas de museu, da PSP, da Policia Municipal, dos SIMAS de Oeiras e Amadora e dos serviços da Câmara Municipal de Oeiras, que desfilarão na Avenida Ivens, na Avenida Marginal, Dafundo, no dia 19 de maio a partir das 11h.
13 de maio – Segunda-feira - Cerimónia de abertura / Webinar 1
12h – 12h – Abertura Oficial da Semana da Proteção Civil 2024
12h05 – 12h15 – Apresentação do Vídeo 'Todos Somos Proteção Civil'
12h25 – 12h35 – Cerimónia de Apresentação Formal das Unidades Locais de Proteção Civil
Local: Reservatório de Água do SIMAS, Alto de Santa Catarina, Rua Manuel da Silva Gaio – Dafundo
18h - 19h – A sensibilização como fator diferenciador da proteção contra o risco
Doutor Ricardo Ribeiro
Local: Online
14 de maio – Terça-feira - Webinar 2
18h - 19h – Setores de Intervenção Humanitária, o modelo Sphere
Setores de Intervenção Humanitária, o modelo Sphere
Local: Online
15 de maio – Quarta-feira - Exposição Estática de Meios* / Webinar 3
9h30 - 16h30 – Exposição Estática de Meios dos Agentes de Proteção Civil e Exercício de Salvamento
Aquático
Local: Passeio Marítimo de Algés
18h – Webinar: O Papel das Associações de Voluntariados no Modelo de Proteção Civil Municipal
Dr. António Nunes - Presidente da Liga de Bombeiros Portugueses
Local: Online
16 de maio – Quinta-feira - Webinar 4
18h – A Proteção Civil em rede – vantagens das sinergias
Comandante Nacional André Fernandes
Local: Online
17 de maio – Sexta-feira - Webinar 5
18h – A importância das Unidades Locais de Proteção Civil
Dr. Inigo Pereira
Local: Online
18 de maio – Sábado - Feira da Proteção Civil / Simulacro Multiocorrências
10h - 18h – Feira da Proteção Civil
Local: Passeio Marítimo de Algés
14h30 - 16h30 – Exercício de Simulacro Multiocorrências,
Local: Passeio Marítimo de Algés, Dafundo e Av. Marginal
19 de maio – Domingo - Feira da Proteção Civil / Desfile de Meios
10h - 18h – Feira da Proteção Civil
Local: Passeio Marítimo de Algés
11h - 12h – Cerimónia e Desfile de Meios da Proteção Civil do Concelho de Oeiras
Local: Av. Marginal, entre o Aquário Vasco da Gama e o Terminal Rodoviário de Algés
Para a realização da Feira da Proteção Civil, o Município de Oeiras informa que estão previstos condicionamentos de trânsito e estacionamento, a partir das 11 horas de dia 17 de maio até dia 19 de maio ás 22 horas, na rua Dr. Alfredo de Magalhães, no Passeio Marítimo de Algés, junto ao restaurante ‘La siesta, (local onde irá acontecer a Feira), na Rua direita do Dafundo e Parque de estacionamento junto á Alameda Hermano Patrone.
Para efeitos do disposto nos artigos 13.º e 14.º do Regulamento da União Europeia 2016/679, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 27 de abril de 2016, relativo à proteção das pessoas singulares no que diz respeito ao tratamento de dados pessoais e à livre circulação desses dados, conjugado com o disposto no artigo n.º 2 do artigo 79.º do Código Civil, informa-se que o presente evento decorrerá publicamente podendo ser recolhidas imagens fotográficas e de vídeo que envolvam os participantes, individualmente ou em grupo, com vista a divulgar nos canais de comunicação institucionais, redes sociais e órgãos da comunicação social, para fins informativos, bem como para eventual utilização dentro do registo dos eventos e para efeitos de arquivo.