Serviço de Teleassistência

Serviço de Teleassistência

08 mai 2012
  • Apoio Social
  • cidadania participativa
  • Lazer

O Serviço de Teleassistência é uma resposta social, que pretende assegurar melhor qualidade de vida a todos os munícipes do concelho de Oeiras que, independentemente da idade, vivam sós ou passem grande parte do dia ou noite sozinhos, mantendo desta forma a sua privacidade e beneficiando de uma maior autonomia. Trata-se de um sistema de segurança que se encontra ligado ao Serviço de Proteção Civil da Câmara Municipal de Oeiras, durante 24 horas por dia/365 dias por ano, através de uma central recetora de alarmes. Acionando o botão de alarme (medalhão), responde imediatamente uma operadora. Caso não consiga falar, o(a) operador(a) procurará de imediato acionar a rede de apoio indicada na ficha de inscrição que é constituída por familiares, pessoas ou instituições de confiança, indicadas pelo utilizador do serviço aquando da sua inscrição, que pela sua proximidade possam ajudar em caso de alarme. O equipamento de alarme residencial e o medalhão têm um custo único de 209,10€ (IVA incluído). O serviço de instalação, manutenção, atendimento e respetivo encaminhamento é gratuito e o serviço é isento de mensalidades. Para situações de manifesta carência económica, o Município celebrou um protocolo com o Instituto de Segurança Social que permite financiar a aquisição do equipamento na totalidade. Também os Rotary Club se associaram a este serviço, através da comparticipação total na aquisição de equipamentos, para munícipes carenciados não contemplados pelo Instituto de Segurança Social. Desde a entrada em funcionamento já aderiram a este serviço 172 munícipes, 36 dos quais contaram com o apoio financeiro do Instituto de Segurança Social e três com o apoio do Rotary Club. Os munícipes interessados em aderir ao Sistema de Teleassistência deverão fazê-lo junto da Divisão de Ação Social, Saúde e Juventude, mediante o preenchimento de uma ficha de inscrição, ou nas respetivas juntas de freguesia.