Sessão Solene do 2 Evento de Inovação e Modernização Tecnológica do Exército
O Centro de Experimentação e Modernização Tecnológica do Exército – CEMTEx realizou nesta quinta-feira, dia 23 de novembro, a Sessão Solene do 2º Evento de Inovação e Modernização Tecnológica do Exército
O Centro de Experimentação e Modernização Tecnológica do Exército – CEMTEx realizou nesta quinta-feira, dia 23 de novembro, a Sessão Solene do 2º Evento de Inovação e Modernização Tecnológica do Exército, no Centro de Congressos do Taguspark.
A iniciativa, coorganizada pelo Exército Português, pela AED Cluster Portugal, pelo município de Oeiras e pela idD Portugal Defence, contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais.
Tendo sido dirigida ao tecido empresarial, tecnológico e académico, a iniciativa teve como finalidade posicionar o Exército Português como um parceiro credível para a inovação, o incentivo à criação de sinergias por forma a alavancar projetos e ações de investigação, desenvolvimento e inovação na área da Defesa em articulação com as forças armadas.
O CEMTEx do Exército português é um espaço de inovação localizado em Paço de Arcos. Este espaço tem como objetivo criar condições para a cooperação técnica e científica, troca de informação nesses domínios e coorganização de eventos. Este espaço vai contribuir igualmente para a modernização deste ramo das Forças Armadas, aumentando a sua capacidade operacional, e dotando-a de tecnologia desenvolvida e testada em Portugal, em parceria com a academia e as empresas tecnológicas portuguesas, muitas delas sediadas em Oeiras.
Em outubro de 2022, na inauguração do CEMTEx, foi assinado um protocolo entre o município, o Exército e a AED Cluster Portugal, que visa impulsionar a cooperação institucional para a inovação tecnológica na área da defesa. As dinâmicas geradas no âmbito deste protocolo seguem a estratégia de Oeiras para a atração e fixação de investimento, a qual foi desenhada e implementada em parceria com a Oeiras Valley Investment Agency (OVIA).