Simulacro multi-ocorrências, Cerimónia e Desfile de Meios da Proteção Civil

Simulacro multi-ocorrências, Cerimónia e Desfile de Meios da Proteção Civil

O simulacro multi-ocorrências e a Cerimónia e Desfile de Meios da Proteção Civil do Concelho de Oeiras, decorreram neste fim de semana, nos dias 18 e 19 de maio

20 mai 2024
  • Algés
  • Cruz Quebrada-Dafundo
  • viver
  • Segurança
  • União de Freguesia Algés, Linda-a-velha e Cruz Quebrada-Dafundo

O simulacro multi-ocorrências e a Cerimónia e Desfile de Meios da Proteção Civil do Concelho de Oeiras, decorreram neste fim de semana, nos dias 18 e 19 de maio, assinalando o encerramento das atividades da Semana da Proteção Civil de Oeiras.

O Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, acompanhado pelo Executivo Municipal, esteve presente em ambas as ocasiões.


No domingo, dia 19 de maio, o Desfile de Meios da Proteção Civil decorreu entre o Aquário Vasco da Gama e a Estação Ferroviária de Algés, onde estiveram mais de 140 bombeiros formados, tendo 12 deles sido homenageados com a medalha municipal de bons serviços. A cerimónia finalizou com o desfile de 91 viaturas do Serviço Municipal de Proteção Civil, todos os Corpos de Bombeiros de Oeiras, com viaturas museu e viaturas operacionais, da Polícia de Segurança Pública, da Polícia Municipal, da Unidade de Saúde Publica de Lisboa Ocidental e Oeiras, do SIMAS e da Câmara Municipal de Oeiras, que desfilaram perante os olhares atentos de todos aqueles que estiveram a assistir.
 


 


 

No sábado, dia 18 de maio, teve lugar um de simulacro multi-ocorrênica com o seu epicentro no Aquário Vasco da Gama. O exercício simulou uma explosão por mau manuseamento de substâncias inflamáveis, tendo originado feridos e uma rápida ação de evacuação dos visitantes.
Paralelamente, também na Avenida Marginal, foi simulado um despiste de uma viatura pesada, contra 2 viaturas, tendo provocado 2 feridos. 
 



Foi também simulado uma ocorrência num veleiro que encalhou tendo provocado 3 feridos que tiveram de ser resgatados de helicóptero.

Estes exercícios simulados tiveram como finalidade testar a prontidão e a eficiência de resposta dos vários corpos de bombeiros do Município de Oeiras, assim como a capacidade de coordenação do Serviço Municipal de Proteção Civil e dos Agentes de Proteção Civil de Oeiras.

De salientar que durante o fim de semana esteve também patente a Feira da Proteção Civil, onde estiveram vários expositores com empresas e entidades ligadas à Proteção Civil, com informações, equipamentos e onde foram também efetuados alguns exercícios técnicos de menor dimensão, por exemplo, pequenas técnicas de salvamento.