Sorteados dez fogos de habitação jovem

Sorteados dez fogos de habitação jovem

26 fev 2015
  • obras municipais
  • Habitação
  • Investimento

 

A Câmara Municipal de Oeiras procedeu, no passado dia 26 de fevereiro, ao sorteio de dez casas no âmbito do Programa Habitação Jovem nos Centros Históricos. No âmbito deste sorteio serão atribuídos oito fogos no número 196 da Rua Costa Pinto (Paço de Arcos) com tipologias entre o T0 e o T2 e dois fogos nos números 7 e 9 da Rua da Costa (Oeiras) com tipologias T0 e T1.

Recorda-se que para integrar o Programa Habitação Jovem nos Centros Históricos é fundamental o registo no Observatório da Habitação, preenchendo o questionário que está disponível no site oficial do Município.

De assinalar que o Programa Habitação Jovem nos Centros Históricos, integrado no Plano Estratégico Habitar Oeiras, visa fomentar a construção de habitação de forma a permitir e incentivar a fixação de jovens e contrariar a tendência de envelhecimento que se tem vindo a verificar no concelho.

Pretende-se dotar o município de um parque edificado com fogos de tipologias pequenas (T0, T1 e T2) com vista ao seu posterior arrendamento a jovens com idades até os 35 anos, garantindo-se deste modo a rotatividade e permanência de uma nova população nestes núcleos urbanos.

Como meta estima-se que até 2020 a autarquia promova a edificação/recuperação de cerca de 300 fogos na área dos centros históricos.

Até ao momento foram adquiridos 21 edifícios nos Núcleos Históricos de Oeiras, Paço de Arcos, Carnaxide, Dafundo e Barcarena que irão permitir a criação de 125 novos fogos. Destes edifícios, quatro já foram intervencionados, dando origem a 16 fogos, e dois encontram-se em obra.

O valor do investimento neste programa, entre aquisições e obras realizadas, ascende já aos seis milhões de euros.