Oeiras prestou a tradicional homenagem a Igrejas Caeiro

Oeiras prestou a tradicional homenagem a Igrejas Caeiro

A homenagem marca o aniversário da sua morte.

20 fev 2023
  • viver
  • Cultura
  • União de Freguesias de Oeiras, São Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias
Presidente a colocar a coroa de flores

O Município de Oeiras assinalou ontem, dia 19 de fevereiro, a tradicional homenagem a Igrejas Caeiro, um dos mais marcantes nomes da rádio, do teatro, do cinema e da televisão em Portugal, pelo aniversário da sua morte, com a realização de uma romagem à sua campa, no Cemitério de Oeiras. No local, foi depositada uma coroa de flores pelo Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais e pelo vice-presidente da Fundação Marquês de Pombal, Romano de Castro.

Podemos dizer que Francisco Igrejas Caeiro foi um homem dos sete ofícios - ator, locutor de rádio e televisão e político português. É um nome incontornável da história da nossa Rádio. A ele estão ligados programas como “Os Companheiros da Alegria”, no Rádio Clube Português e o “Comboio das Seis e Meia”, nos inícios dos anos 50 do século XX. Entre 1976 e 1979, Igrejas Caeiro foi ainda Diretor de Programas da Emissora Nacional de Radiodifusão, atual Rádio e Televisão de Portugal. Para além disso, entre outras atividades, pertenceu à direção do Teatro Maria Matos que fundou, e após o 25 de Abril, Igrejas Caeiro foi Deputado pelo Partido Socialista à Assembleia Constituinte (1974-1976) e depois à Assembleia da República.

Veio a falecer em Lisboa, aos 94 anos, em 19 de fevereiro de 2012.

No mesmo dia, a comitiva prestou ainda homenagem à atriz Elvira Velez, que viveu grande parte da sua vida no Concelho de Oeiras.