Inaugurada a nova Unidade de Cuidados Continuados e Paliativos do Instituto São João de Deus, em Carnaxide
Esta unidade, promovida pelo Instituto S. João de Deus numa parceria com o Município de Oeiras, que faz a cedência do terreno em direito de superfície, visa possibilitar uma maior cobertura de respostas ao nível da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI).
Foi inaugurada nesta quarta-feira, 27 de setembro, a nova Unidade de Cuidados Continuados e Paliativos do Instituto São João de Deus, em Carnaxide.
Na solenidade, estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, a Secretaria de Estado da Promoção da Saúde, Margarida Tavares, o Patriarca de Lisboa, Rui Valente, e a Vereadora Joana Baptista.
Esta unidade, promovida pelo Instituto S. João de Deus numa parceria com o Município de Oeiras, que faz a cedência do terreno em direito de superfície, visa possibilitar uma maior cobertura de respostas ao nível da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI). Destina-se a pessoas que estejam em situação de dependência e necessitem de cuidados continuados de saúde e de apoio social.
A criação destas unidades possibilita a redução do número de altas hospitalares tardias, redução do reinternamento hospitalar ou internamento de convalescença dos idosos e, aumento da capacidade da intervenção dos serviços de saúde e apoio social ao nível da reabilitação integral e promoção da autonomia.
Esta nova unidade terá uma capacidade de 126 camas:
- Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (78 camas);
- Unidade de Convalescença (30 camas);
- Unidade de Média Duração e Reabilitação (30 camas);
- Unidade de Cuidados Paliativos (16 camas);
- Tem ainda 48 vagas de natureza particular para unidade de demências e centro de reabilitação.