A Unidade Móvel de Rastreio do VIH estará na Estação de Algés no dia 21 de fevereiro, das 10h às 13h e das 14h às 17h, e no dia 27 de fevereiro na Associação Mundo Feliz (Rua Parque Anjos, nº6A, em Algés), das 10h às 17h.
Esta ação, a cargo da Associação SER+, tem o apoio do Município de Oeiras no âmbito da iniciativa internacional ‘Fast Track Cities – Cidades na via rápida para acabar com a epidemia VIH’.
A Associação SER + encontra-se a implementar o Projeto ‘Diagnosticar precocemente na linha de Cascais/Oeiras’, com o apoio financeiro da Direção Geral de Saúde e suporte municipal. O projeto visa promover o rastreio, gratuito e confidencial, das infeções de VIH, Sífilis e Hepatites víricas, bem como promover a sensibilização da população para a adoção de comportamentos preventivos face a estas infeções.
O projeto ‘Fast Track Cities’ apoia ações a serem implementadas no município para desenvolver respostas à infeção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH) e atingir, até 2030, as metas “95-95-95”: que correspondem a 95% das pessoas que vivem com VIH terem conhecimento do seu diagnóstico, que 95% das pessoas diagnosticadas estejam em tratamento anti retrovírico e, por último, que 95% das pessoas em tratamento apresentem carga vírica suprimida.
Por fim, eliminar o estigma e a discriminação relacionado com o HIV.