Vai nascer uma nova rotunda em Algés

Vai nascer uma nova rotunda em Algés

03 jun 2019
  • Segurança
  • Mobilidade
foto

Na interseção que liga a Rua Direita do Dafundo com a Rua João Chagas, em Algés, vai ser criada uma nova rotunda, com o objetivo de otimizar a fluidez do tráfego local, bem como aumentar as condições de segurança.

Neste sentido, a Câmara Municipal de Oeiras aprovou o projeto de execução e a abertura do procedimento concursal necessário para a adjudicação da empreitada de obras públicas “Reordenamento viário na intersecção da Rua Direita do Dafundo com a Rua João Chagas, em Algés”, mediante a adoção de um procedimento por concurso público. O preço base do concurso ficou definido em €328.667,00, acrescido de IVA à taxa legal de 6%, e o prazo de execução da empreitada será de 150 dias, a ser realizada entre 2019 e 2020.

Trata-se de um entroncamento localizado na baixa de Algés (junto ao Parque Anjos e à Biblioteca Municipal local), na confluência de vias com elevados níveis de procura como a Avenida Marginal e a CRIL. É igualmente neste local que convergem grande parte dos fluxos de tráfego que transitam entre Algés, Dafundo e Linda-a-Velha.

É uma zona com elevada pressão de trânsito, agravada pela existência de uma linha de Elétrico em pleno funcionamento.

A solução de semaforização atualmente ali existente revela-se fortemente penalizadora não apenas nos períodos de ponta da manhã e tarde, mas também durante o corpo do dia. Por outro lado, essencialmente no percurso Dafundo / Linda-a-Velha, a solução de viragem à esquerda revela alguma insegurança.

A solução semafórica será eliminada com a exceção dos necessários para permitirem o atravessamento da rotunda pelo elétrico.

De forma complementar será também melhorado o acesso ao parque de estacionamento paralelo à Rua João Chagas (junto ao INA) e ao posto de combustíveis ali localizado, criando condições para a diminuição significativa das filas de espera nestes acessos que atualmente se repercutem até à Alameda Hermano Patrone e que, mantendo-se, poriam em causa o desempenho da rotunda.