Venha visitar a antiga Estação Agronómica Nacional

Venha visitar a antiga Estação Agronómica Nacional

21 out 2019
  • Comunicação
foto

Ao longo das últimas duas décadas, a Câmara Municipal de Oeiras, reclamou da necessidade de o Estado proceder à recuperação e conservação do património cultural – edificado e paisagístico da ex-Estação Agronómica Nacional - (Casa da Pesca, Cascatas do Taveira e do Ouro, Casa do Bicho da Seda e Pombal) em Oeiras e, da Igreja e Convento da Cartuxa, em Caxias.

Nos últimos dois anos, insistências continuadas com os Ministérios da Agricultura, da Justiça e da Defesa levaram a consensos positivos com esses Ministérios, mas decisões finais esbarraram sempre na Direção-Geral do Tesouro.

As nossas razões, aliás, acompanhadas pela vontade expressa de munícipes que subscreveram uma petição de cerca de 4000 assinaturas, finalmente, vingaram e, no passado dia 4 do corrente mês, tive a honra de assinar o acordo com a Direção-Geral do Tesouro que transfere a gestão do património da ex-Estação Agronómica Nacional para a responsabilidade do Município.

E tudo indica que até final do ano, também as negociações relativas ao Convento da Cartuxa, chegarão a bom termo.

Agora é meter mãos à obra e com urgência iniciarmos o processo de recuperação para devolução de tão importante património cultural e paisagístico, aos cidadãos, aos oeirenses em particular e em geral aos portugueses.

Para um melhor conhecimento desse património e do estado em que se encontra, convido os Oeirenses para uma visita à ex-Estação Agronómica Nacional, incluindo toda a área da Casa da Pesca, no próximo dia 19 de Outubro, pelas 15,30 horas com ponto de encontro, no portão principal da Quinta e junto ao parque de estacionamento dos Jardins do Palácio do Marquês.

Eu próprio acompanharei a visita no sentido de prestar todos os esclarecimentos que forem solicitados.

O Presidente

Isaltino Morais

 

 As visitas serão efetuadas em grupos de 50 pessoas, com intervalos de 10 em 10 minutos.

Os locais de passagem são a Casa da Pesca e os seus painéis, mas também outros edifícios que fazem parte deste conjunto monumental e que também serão reabilitados pela Câmara Municipal, nomeadamente a Cascata do Taveira, a Cascata da Fonte do Ouro, a Casa do Bicho da Seda e o Pombal.

Os historiadores José Meco, Filomena Serrão, Rodrigo Dias e Isabel Mendonça vão receber os visitantes, dando a conhecer um pouco da história deste património nacional.