Veterinário Municipal Aconselha | Maio

Veterinário Municipal Aconselha | Maio

Ao longo de toda a vida, os animais necessitam de cuidados regulares com a saúde

20 mai 2024
  • viver
  • Animais
Veterinário Municipal Aconselha

Saúde Geral e Alimentação

Ao longo de toda a vida, os animais necessitam de cuidados regulares com a saúde, incluindo visitas periódicas ao médico-veterinário.

Os tutores devem ter em conta o plano de vacinação para construir a defesa imunológica dos seus animais de companhia. O protocolo deve contemplar as vacinas essenciais e também ser individualizado considerando histórico, ambiente, fatores geográficos e riscos Vs benefícios.

Além da imunização, o controle parasitário deve ser introduzido quando de bebé, e mantido regularmente durante toda a fase adulta.

É recomendado aos tutores guardarem numa pasta toda a documentação do seu patudo, como o boletim sanitário e exames, para que o histórico de saúde do mesmo seja mantido e de acesso rapidamente quando necessário.

Higiene Bucal

Ressaltar que é importante começar a ensinar o patudo a permitir que seus dentes sejam escovados desde cedo. Introduzir uma rotina de higiene bucal o mais cedo possível permitirá que esse hábito se estenda por toda a vida do adulto, diminuindo as hipóteses de doenças orais.

Ao adquirir um patudo bebé, os tutores devem diariamente introduzir seu dedo na boca do filhote e gentilmente massagear dentes e gengiva. Quando o patudo bebé aceitar de bom grado, a escovação com os dedos deverá ser introduzida. Quando a dentição estiver completa, a escovação dos dentes poderá ser realizada com escova e pastas de uso específico veterinário. Não é recomendado o uso de pastas humanas, pois elas contém flúor e agentes formadores de espuma, que podem causar desarranjos gastrointestinais se eventualmente ingeridas.

Nutrição e Alimentação

Atualmente está bem documentado as necessidades nutricionais desde bebés até à fase adulta.

Como mencionado, é prudente manter por alguns dias o alimento que o patudo bebé já estava habituado antes de sua chegada à nova casa, e se necessário, o alimento pode ser substituído realizando-se uma mudança gradual para uma dieta que melhor se adeque às suas necessidades, de acordo com porte, raça, idade e particularidades, sempre de acordo com as orientações do médico veterinário.

A quantidade diária deve ser fornecida fracionada em pequenas refeições ao longo do dia. Já nos patudos bebés felinos apresentam uma dinâmica diferente de alimentação, e como tal devem ter à sua disposição pequenas refeições ao longo do dia, é recomendado disponibilizar o alimento no comedouro para que o mesmo tenha livre acesso.

É importante ressaltar que, em caso de alimentos húmidos, estes devem ser descartados após 1 hora caso estejam expostos no ambiente e que não o tenha consumido.

Ainda é imprescindível disponibilizar tigelas de água limpa e fresca para que os patudos possam se manter hidratados. No caso de felinos, recomenda-se espalhar algumas tigelas em diferentes ambientes, como forma de estimular a ingestão hídrica nesta espécie.

No caso dos canídeos, relembramos que os tutores devem ter em conta o registo e licenciamento:

  • ID eletrónica (microchip) e registo no SIAC (Sistema de Informação de Animais de Companhia)
  • Boletim sanitário atualizado
  • Vacina antirrábica anual
  • Registo na junta de freguesia da área de residência (renovável anualmente)