Viaturas elétricas asseguram serviços urbanos ambientais

Viaturas elétricas asseguram serviços urbanos ambientais

25 mai 2017
  • Ambiente

Reforçando a aposta na melhoria da qualidade ambiental, o Município adquiriu oito veículos 100% elétricos destinados aos serviços urbanos do ambiente. Estas viaturas vão contribuir decisivamente para um melhor desempenho das funções e competências municipais nas áreas de limpeza urbana e da gestão e manutenção de espaços verdes.

Para o efeito, Oeiras elaborou uma candidatura ao Fundo Ambiental para aquisição dos referidos veículos que foi uma das 117 aprovadas no País, tendo o município ficado entre os cinco primeiros com o maior montante de financiamento atribuído. O investimento do Município será de cerca de 130 mil euros , com o restante montante (50%) a ser suportado pelo Fundo Ambiental.

A assinatura dos contratos de financiamento para aquisição de viaturas elétricas pelos municípios decorreu em Porto de Mós no passado dia 23 de maio e contou com a presença do ministro do Ambiente.

Recorde-se que com o objetivo de contribuir para a redução de consumos e de emissões de gases com efeito de estufa e, simultaneamente, para a redução de emissões poluentes em meio urbano, o Município de Oeiras aderiu ao Pacto de Autarcas, em 2008 , e submeteu à Comissão Europeia (CE) um plano de ação em matéria de energia sustentável – PAESO -, aprovado pela Câmara Municipal, em fevereiro de 2010. Em 2016, com metas mais ambiciosas, Oeiras aderiu ao novo Pacto de Autarcas Integrado para o Clima e a Energia.

Foi neste contexto que o Município se candidatou ao Fundo Ambiental para aquisição de oito veículos elétricos de serviços urbanos ambientais, tendo em conta a meta de redução 40% das emissões de CO2 até 2030, o que implica a necessidade de investimentos ao nível de tecnologias menos poluentes, nomeadamente a aquisição de veículos elétricos pelos serviços ambientais municipais, permitindo o apoio à transição para uma economia circular e sensibilização ambiental.