Inauguração do Edifício Villa Longa e entrega de novas casas

Inauguração do Edifício Villa Longa e entrega de novas casas

O renovado edifício é composto por 32 apartamentos destinados aos jovens que concorreram ao programa municipal de Habitação Jovem que lhes permite arrendar uma casa a preço acessível.

22 dez 2021
  • viver
  • Habitação
  • Juventude
edifício Villa Longa

O Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, vai inaugurar no dia 23 de dezembro, às 12h, o edifício Villa Longa, após obras de requalificação. Na ocasião serão entregues 37 novas casas no âmbito do programa Habitação Jovem.

O Edifício Villa Longa é um dos mais significativos no concelho de Oeiras, pela sua excecional presença no território, pelo seu valor arquitetónico e por guardar a memória urbanística de uma Nova Paço de Arcos que não se chegou a concretizar.

Localizado em Paço de Arcos, o renovado edifício é composto por 32 apartamentos destinados aos jovens que concorreram ao programa municipal de Habitação Jovem que lhes permite arrendar uma casa a preço acessível. 

De planta retangular, com quatro pisos e dois em águas furtadas, este robusto edifício de 1919 desenvolve-se num único volume de grandes dimensões com inspirações pontuais de Arte Nova.

A requalificação do edifício manteve os elementos característicos como frontões e pináculos, ou a grande escadaria central.

Com uma área de lote de 1.400m2 e uma área de construção de 2.300m2, as tipologias adaptadas ao novo programa resultaram em 32 fogos – 18 T1’s e 14 T0’s (dois fogos preparados para pessoas com mobilidade reduzida no piso térreo). 

O investimento foi de 2 milhões de euros (incluindo iva).

A cerimónia de inauguração será também aproveitada para o lançamento do livro “Villa Longa 1919 - 2021 História dum Edifício”.

Serão ainda entregues as chaves de cinco outras novas habitações, distribuídas pelo Quarteirão do Largo da Boavista, em Oeiras, e pela Rua Costa Pinto, em Paço de Arcos.

A Câmara Municipal de Oeiras assumiu como ação fundamental a sua política de habitação e recuperação dos centros históricos do concelho e por isso criou o programa “Habitação Jovem nos Centros Históricos” para revitalizar estas áreas urbanas e promover o rejuvenescimento da população.