Visita participativa ao Oeiras Experimenta assinala Dia Nacional da Cultura Cientifica

Visita participativa ao Oeiras Experimenta assinala Dia Nacional da Cultura Científica

O Oeiras Experimenta é um projeto dinamizado pelo Programa Ciência + Cidadã numa estreita parceria entre o ITQB NOVA, o Instituto Gulbenkian de Ciência e o Município de Oeiras.

09 dez 2023
  • viver
  • investir
  • Educação
  • ciência e inovação

O Vereador Pedro Patacho esteve presente numa visita participativa ao terreno do Oeiras Experimenta na Quinta de Recreio dos Marqueses de Pombal a assinalar o Dia Nacional da Cultura Científica. 



O grupo de 50 pessoas, que incluiu 18 crianças do Pré-escolar e professoras da Escola EB1/JI Maria Luciana Seruca em Oeiras, e 15 cidadãos e cidadãs, teve a oportunidade de ajudar na sementeira de favas e de conversar com os vários cientistas do ITQB NOVA, com os colaboradores do Município de Oeiras e de provar os já famosos pasteis de chícharo e bolos de sorgo e arroz dos piqueniques do Oeiras Experimenta.



Giovanna Dellarote, que participou nesta ação e é residente em Oeiras, agradece a todos e realça a oportunidade, tanto para adultos como para crianças, de colaborar e aprender de forma divertida em projetos de investigação científica. 




O Dia Nacional da Cultura Científica foi estabelecido, em Portugal, em 1996 por iniciativa do então ministro da Ciência José Mariano Gago em homenagem ao conceituado Professor de Física e Química, Poeta e divulgador de ciência Rómulo de Carvalho, que nasceu nesta data. 

O Oeiras Experimenta é um projeto dinamizado pelo Programa Ciência + Cidadã numa estreita parceria entre o ITQB NOVA, o Instituto Gulbenkian de Ciência e o Município de Oeiras e que tem como objetivo estudar os impactos das alterações climáticas no crescimento e produtividade de plantas que possam ser mais resistentes a condições adversas, como o chícharo, o sorgo e variedades nacionais de arroz e conhecer melhor o microbioma em abelhas. 

Para conhecer e participar nas ações do Oeiras Experimenta, contacte através do email: oeirasexperimenta@itqb.unl.pt