Amor Veneris – Viagem ao Prazer Sexual Feminino

Amor Veneris – Viagem ao Prazer Sexual Feminino

A exposição ‘Amor Veneris – Viagem ao Prazer Sexual Feminino’, uma ideia original da sexóloga Marta Crawford, com apoio do Município de Oeiras. Patente a partir do dia 25 de junho, no Palácio Anjos, em Algés.

25/06/2022 a 08/03/2023

Palácio Anjos

5€ - Consultar Ticketline

25 de Junho de 2022
  • Algés
  • descobrir
  • Lazer
  • Cultura
  • Museus
  • União de Freguesia Algés, Linda-a-velha e Cruz Quebrada-Dafundo
A exposição ‘Amor Veneris – Viagem ao Prazer Sexual Feminino’, foi prolongada até ao dis 8 de março de 2023.

Uma ideia original da sexóloga Marta Crawford, com apoio do Município de Oeiras, está patente ao público no Palácio Anjos, em Algés.

 

Com curadoria de Marta Crawford e de Fabrícia Valente, a exposição enaltece o tema 'Amor Veneris' a partir de uma perspetiva artística e científica, procurando promover uma experiência pedagógica, provocadora e irreverente. 'Amor Veneris — Viagem ao Prazer Sexual Feminino' pretende ainda levar o público a refletir sobre a pertinência do tema do prazer sexual feminino e sobre tópicos fundamentais para o seu entendimento de uma forma mais global, como o consentimento / não-consentimento, a violência sexual sobre as mulheres e a resposta sexual feminina, entre outros conceitos indissociáveis da vivência da sexualidade.

Esta exposição contará com cenografia d'Os Espacialistas e participação de Álvaro Leite Siza, Ana Mendieta, Ana Rito, Annette Messager, Clara Menéres, Daphné Leblond & Lisa Billuart Monet, Erika Lust, Ernesto de Sousa, Fátima Mendonça, Fernanda Fragateiro, Inês Norton, Isabel Baraona, Jamie McCartney, Janine Antoni, Julia Pietri, Julião Sarmento, Laure Prouvost, Lori Malépart-Traversy, Louise Bourgeois, Lourdes Castro, Maria Beatriz, Maria Souto de Moura, Marta María Pérez, Noé Sendas, Paula Rego, Polly Nor, Rachel E. Gross, Rankin & Trisha Ward, Sara Maia, Sophia Wallace, Sue Williams, Susana Mendes da Silva e Teresa Crawford Cabral.

A partir de um convite para a criação de instalações site-specific para a exposição, serão também apresentadas obras inéditas de Ana Pérez-Quiroga, de Ana Rocha de Sousa, de Error-43 e da perfumista Cláudia Camacho.

A apresentação da exposição, que decorreu no dia 23 de junho, às 11h30, contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, das curadoras, Marta Crawford e Fabrícia Valente, tendo sido transmitida em direto no Facebook do Município.

Na inauguração, foi apresentado o happening operático ‘Volúpia’, uma obra em torno do prazer feminino, com voz de Catarina Molder e música de Sara Ross. A cerimónia completa foi transmitida em direto no Facebook do Município de Oeiras.
 

Palácio Anjos - Algés, | Até 8 de março

Terça, quarta, quinta e domingo | 11h às 19h (última entrada às 18h15)
Sexta, sábados e feriados | 11h às 20h (Última entrada às 19h15)

 



No dia 28 de janeiro há uma visita orientada com Fabrícia Valente, uma das curadoras da exposição ‘Amor Veneris – Viagem ao Prazer Sexual Feminino’, a decorrer às 12h, no Palácio Anjos, em Algés.

A iniciativa integra as diversas atividades promovidas todos os meses no âmbito da exposição, que procuram encorajar a reflexão e diálogo sobre o tema da sexualidade. 

A visita orientada implica a compra de bilhete para a exposição e o levantamento de uma senha na bilheteira. A visita tem uma lotação máxima de 20 pessoas. A partir de 1 hora antes do início da visita pode levantar na bilheteira a sua senha. O bilhete para a exposição tem um custo de 5€ e pode ser comprado na bilheteira do Palácio Anjos.





 

‘Breve História do Sexo’ é o próximo workshop a ser a ser realizado no âmbito da exposição ‘Amor Veneris – Viagem ao Prazer Sexual Feminino’. Será conduzido pela socióloga Isabel Freire e terá lugar no dia 21 de janeiro, pelas 17h, no Palácio Anjos, em Algés.

Este é um workshop dedicado ao tema da cidadania da intimidade, igualdade e diversidade sexual e de género, no qual será feito um enquadramento das mudanças políticas, legais, sociais e culturais nas vivências íntimas em Portugal. Tem como principal objetivo estimular a reflexão sobre identidades e expressões dos afetos e sexualidades no presente.

Isabel Freire é doutorada em sociologia e desenvolve trabalhos na área da História da Sexualidade e da História das Mulheres em Portugal. É formadora acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC) para a Educação para a Cidadania (Educação para a Igualdade do Género) e Práticas de Educação para a Saúde (Educação para a Sexualidade). Publicou Sexualidades, Media e Revolução dos Cravos (Imprensa de Ciências Sociais da do ICS-ULisboa, 2020), Amor e Sexo no Tempo de Salazar (Esfera dos Livros, 2010), e Fantasias Eróticas – Segredos das Mulheres Portuguesas (Esfera dos Livros, 2007).

Este workshop recomendado para maiores de 15 anos, e a participação implica inscrição até 48h antes para programação@musex.pt.




‘Amores e Desamores’ é o tema da próxima conversa a ser realizada no âmbito da exposição ‘Amor Veneris – Viagem ao Prazer Sexual Feminino’. Será conduzida por Dulce Maria Cardoso, Manuela Grazina e Rute Agulhas, com moderação de Marta Crawford, e terá lugar no dia 11 de fevereiro, pelas 17h, no Palácio Anjos, em Algés.

Dulce Maria Cardoso publicou os romances Eliete (2018), O Retorno (2011), O Chão dos Pardais (2009), Os Meus Sentimentos (2005) e Campo de Sangue (2001). Obras que mereceram vários prémios e nomeações.  Os seus romances estão traduzidos em várias línguas e publicados em mais de duas dezenas de países. A obra de Dulce Maria Cardoso é estudada em universidades de vários países, fazendo parte de programas curriculares, e tem sido objeto de várias teses académicas, bem como adaptada a cinema, teatro e televisão. A autora tem participado em vários festivais de prestígio internacional. Em 2012, recebeu do Estado francês a condecoração de Cavaleira da Ordem das Artes e Letras. Assina, na Visão, a coluna ‘Autobiografia não autorizada’ (crónicas publicadas em livro, em 2021) e é comentadora na estação televisiva SIC, no programa Original é a Cultura.

Manuela Grazina apresenta um vasto currículo e experiência nas áreas da Bioquímica Genética, Neurociências e Medicina personalizada e de precisão. Tem colocado as suas competências ao Serviço da Investigação científica, do Ensino e da qualidade Pedagógica, bem como na promoção da literacia científica e em saúde. Dinamiza diversas ações de formação, nomeadamente dirigidas a professores, médicos e outros profissionais de saúde, sobretudo na área das neurociências, mais relacionadas com o funcionamento do cérebro, bem-estar, motivação, aprendizagem e felicidade.

Rute Agulhas é psicóloga especialista em Psicologia Clínica e da Saúde, Psicoterapia e Psicologia da Justiça. É terapeuta familiar e de casal e perita forense no Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses, I.P. É, ainda, professora assistente convidada no ISCTE-IUL e consultora para a ACRIDES (Cabo-Verde) e para o Conselho da Europa, no âmbito de um projeto sobre child-friendly justice. Apresenta experiência na área dos maus-tratos, negligência e abuso sexual de crianças e adolescentes, avaliação psicológica forense e intervenção familiar. Tem trabalhado na área clínica e forense com investigação e numerosas publicações (em autoria e co-autoria) na área da Psicologia Forense, divórcio, direitos das crianças, parentalidade positiva, saúde mental e prevenção do abuso sexual de crianças.

A conversa é livre, sujeita à lotação da sala.
 

 


 

‘O Cheiro da Sedução’ é o nome da próxima oficina realizada no âmbito da exposição ‘Amor Veneris – Viagem ao Prazer Sexual Feminino’ a decorrer no Palácio Anjos, no dia 18 de fevereiro, pelas 15h. Será conduzida por Cláudia Camacho, autora da obra ‘Perfumes’, que pode ser vista na exposição.

Vatsyayana (Kama Sutra), Cleópatra VII Filopátor, Tseu-Hi e Josefina de Beauharnais são os 4 perfumes criados por Cláudia Camacho para a exposição, e são o ponto de partida desta oficina, que irá analisar cada uma das matérias-primas utilizadas, assim como dos aromas da Antiguidade.

Cláudia Camacho é a primeira mulher portuguesa perfumista independente e a coordenadora da Rota Olfativa de Portugal.

A participação na oficina implica inscrição até 48h antes para o programacao@musex.pt.




O Palácio Anjos recebe, dia 14 de fevereiro, pelas 17h, a apresentação do estudo nacional ‘Violência no Namoro’, no âmbito da exposição ‘Amor Veneris – Viagem ao Prazer Sexual Feminino’.

Trata-se de um estudo realizado anualmente, a nível nacional, desde 2017, no qual participam jovens do 7º ao 12º ano de escolaridade. 

Antes da apresentação, será possível participar numa das duas visitas orientadas à exposição, a decorrer às 13h30 e às 15h.

A entrada nas visitas extra-programa está sujeita a inscrição que pode preencher aqui, e à compra de bilhete para a exposição.


O Palácio Anjos recebe no dia 25 de fevereiro, pelas 15h, uma roda de conversas informais sobre sexualidade, no âmbito da exposição ‘Amor Veneris - Viagem ao Prazer Sexual Feminino’. As conversas são orientadas por Marta Crawford, sexóloga e fundadora da exposição.

Num ambiente seguro, poderá conversar de forma livre e descontraída sobre dúvidas, questões ou ansiedades relativamente à sexualidade e a relacionamentos. Os temas de cada conversa serão geridos em grupo e sugeridos no início de cada sessão pela orientadora. 

Entrada livre, sujeita à lotação da sala.







 

No dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a exposição Amor Veneris – Viagem ao Prazer Sexual Feminino encerra ao público. Foram 9 meses únicos no Palácio Anjos, em Algés, que queremos celebrar com uma programação especial das 15h30 às 22h.

- 15h30
Apresentação dos resultados preliminares do Estudo Prazer Sexual, uma parceria do Musex, Gerador, o mestrado Transdisciplinar de Sexologia da Universidade Lusófona e a Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica (SPSC)

- 17h00
Marta Crawford, fundadora do Musex e autora do conceito da exposição Amor Veneris, fará um balanço da exposição e de todas as atividades que foram realizadas, no seu contexto, nos últimos 9 meses

- 18h30
Participe na última visita orientada à exposição com Marta Crawford e com a presença de artistas que irão falar sobre as suas obras

- 19h30
Dj Set Uma Africana. Sandra Baldé, conhecida no digital por @umafricana é DJ, escritora e empreendedora. Já tocou no Musicbox, Lux Frágil e NOS Alive.

A exposição terá neste dia um horário alargado, até às 22h, sendo a última entrada feita pelas 21h15.



Saiba mais sobre a exposição:
➡️ www.musex.pt
 

ℹ️ Informações:
📞 214 111 400 | ✉️ panjos@oeiras.pt | 
🎟️ Bilhetes à venda no Palácio Anjos e na plataforma Ticketline
🎓 Programação Serviço Educativo
As atividades são sujeitas ao pagamento de ingresso à exposição e à marcação prévia com uma semana de antecedência.
Informações e marcações para: programacao@musex.pt