
A Escola Secundária Camilo Castelo Branco, em Carnaxide, acolheu, a 29 de abril, o III Encontro de Clubes de Ciência Viva na Escola das Escolas de Oeiras e o festival nacional STEAM Innovation. O evento reuniu mais de 200 alunos, professores e parceiros científicos em torno da inovação, da literacia científica e da participação cidadã.
Na abertura, os parceiros destacaram a importância do “aprender fazendo” e o papel dos professores e alunos na promoção da ciência e do pensamento crítico. O Instituto Superior Técnico manifestou ainda a intenção de reforçar a colaboração com os Clubes Ciência Viva na Escola.
O encontro integrou uma feira de ciência com mais de 30 projetos científicos e tecnológicos de 9 Clubes de Ciência de Oeiras e a participação de escolas STEAM Innovation do Norte e Centro do país. A iniciativa, integrada no Programa Ciência Aberta a Oeiras, foi coorganizada pelo ITQB NOVA, Instituto Superior Técnico ULisboa, INESC-ID, InovLabs, NUCLIO e Município de Oeiras.
O evento marcou também o encerramento da primeira edição da formação acreditada Árvore de Carbono – Ciência Cidadã: Medição e Monitorização da Qualidade do Ar no Espaço Escolar, dedicada à monitorização da qualidade do ar nas escolas através da plataforma Oeiras Digital.
O festival STEAM Innovation, promovido pelo NUCLIO no âmbito de um projeto europeu financiado pelo programa Creative Europe, reuniu projetos desenvolvidos segundo a filosofia Maker e a educação STEAM. Três projetos serão selecionados para representar Portugal no festival internacional, em setembro de 2026, em Matera, Itália.

