
Oeiras integra o consórcio do projeto ‘Zero Waste Cities in Ukraine’, que, no âmbito da iniciativa Phoenix, visa apoiar as administrações locais ucranianas na implementação de novos requisitos legislativos relacionados com a gestão de resíduos.
À medida que a Ucrânia enfrenta os desafios impostos pela guerra — desde dificuldades económicas até aos extensos danos nas infraestruturas —, a iniciativa ‘Zero Waste Cities in Ukraine’, está a ganhar forma, mesmo em cidades localizadas na linha da frente, com o objetivo de construir um futuro mais sustentável do ponto de vista ambiental.
Este projeto, é cofinanciado pelo Programa LIFE da União Europeia, coordenado pelo Laboratório da Paisagem (Guimarães, Portugal) e implementado no terreno pela ONG Zero Waste Alliance Ukraine.
Lançado a 1 de maio de 2024, o projeto tem uma duração prevista de quatro anos e reúne municípios ucranianos e europeus, instituições de investigação e organizações da sociedade civil, com o objetivo de apoiar a transição das cidades ucranianas participantes envolvidas para sistemas sustentáveis de gestão de resíduos urbanos e para uma verdadeira economia circular.
O projeto concentra-se, numa primeira fase, em quatro municípios ucranianos: Lutsk, Kherson, Pokrovsk (na região de Donetsk) e Derhachi (na região de Kharkiv), áreas que enfrentam não só os impactos diretos da guerra, mas também o desafio da reconstrução ambientalmente responsável.
No terreno, a Zero Waste Alliance Ukraine trabalha em estreita colaboração com autoridades municipais e diversas ONGs locais, entre as quais se destacam a Zero Waste Lutsk, Ecological News Kherson, Zero Waste Mariupol e Zero Waste Kharkiv. Estas organizações desempenham um papel fundamental contribuindo para a sensibilização das comunidades, realização de auditorias e definição de estratégias adaptadas às necessidades locais.
Os parceiros europeus têm um papel significativo no sucesso do projeto, oferecendo à equipa ucraniana e aos municípios envolvidos o benefício da sua experiência consolidada em gestão de resíduos. Os municípios portugueses de Guimarães e Oeiras, assim como Carmignano (Itália), partilham com os ucranianos as boas práticas adquiridas ao longo dos seus próprios processos de reforma nos sistemas de gestão de resíduos, disponibilizando soluções eficazes em termos de infraestruturas, bem como estratégias de educação e sensibilização ambiental.
O projeto conta ainda com o envolvimento de instituições de investigação de referência, como o Laboratório da Paisagem (Guimarães) e o Instituto de Hamburgo para Inovação, Proteção Climática e Economia Circular (Alemanha). Além disso, beneficia do apoio técnico especializado de redes internacionais como a Zero Waste Europe e a Zero Waste Italy, que contribuem com conhecimento técnico e metodológico essencial para a implementação de soluções sustentáveis e eficazes.
◾ Saiba mais através do link.
O projeto é cofinanciado pela União Europeia. As opiniões expressas nesta publicação são exclusivamente dos autores e não refletem necessariamente as opiniões da União Europeia ou da CINEA. Nem a União Europeia nem a entidade financiadora podem ser responsabilizadas por elas.
#LIFEproject #LIFEprogramme #LIFEAmplifiers, #LIFEZWCinUA