A estrutura económica

A estrutura económica

Oeiras apresenta uma forte cobertura de unidades empresariais associadas a sectores terciários superiores. A sua localização não está circunscrita somente a áreas empresariais específicas estendendo-se por toda a área geográfica do concelho.


Todavia, denota-se uma presença importante destas empresas em zonas de confluência com os concelhos vizinhos. A Este, beneficiando da proximidade a Lisboa. A Oeste, numa relação de proximidade com Cascais e Sintra.


O perfil produtivo de Oeiras encontra-se fortemente alicerçado na disponibilidade de um capital humano altamente qualificado. Neste contexto sublinha-se o peso significativo da população com Ensino Superior, o mais elevado no contexto nacional.


A forte qualificação do capital humano motiva assim, que Oeiras evidencie um nível de terciarização da população dos mais elevados da Área Metropolitana de Lisboa - AML, a par de Cascais e Lisboa.


A evidência destes fatores fez com que tenha sido claramente assumido pelo Município de Oeiras o objetivo de uma maior contenção territorial do emprego dos seus próprios residentes, dando especial destaque aos seus residentes mais qualificados.


Este é um objetivo que, conjugado com o igualmente estratégico objetivo de qualificação económica, traduz a necessidade de enfoque analítico e político em duas dimensões de base:

 

  • Por um lado, na qualificação empresarial, institucional e económica do Município;
  • Por outro lado, numa melhor integração territorial das dinâmicas económicas do Município.