Acessibilidade nas praias
mota de agua

Projeto Praia Acessível - 2020

​O Projeto Praia Acessível é uma iniciativa promotora da igualdade de oportunidades para cidadãos com necessidades especiais e com mobilidade condicionada, que se encontra em desenvolvimento na Praia de Sto. Amaro de Oeiras desde 2005, facilitando o acesso aos benefícios terapêuticos e lúdicos que a praia pode proporcionar.

É um projeto desenvolvido em parceria com a CERCIOEIRAS, com a Associação Humanitária de Bombeiros de Oeiras e com Associação Juvenil Pró-Atlântico. Decorre durante a época balnear, diariamente, incluindo fins de semana, no horário compreendido entre as 9h e as 13h, junto ao Bar “O Amarelo”.


A utilização destes meios destina-se a todas as pessoas com mobilidade condicionada tendo que efetuar marcação prévia obrigatória, junto da Divisão de Coesão Social, através dos seguintes contatos: Tel. 214 408 519 | dcs@oeiras.pt
 

 
Este projeto tem por objetivo eliminar barreiras e construir oportunidades de lazer para todos.
 


Contatos:
Tel. 214 408 519
dcs@oeiras.pt

Projeto 'More Swiming Moments' nas praias de Oeiras

O Município de Oeiras, em parceria com a Associação More Moving Moments (MMM) implementou nas Praias de Santo Amaro de Oeiras, Paço de Arcos, Caxias e Baía dos Golfinhos, o projeto 'More Swiming Moments'.

 

Este projeto foi criado pela MMM com o objetivo de proporcionar às crianças e jovens com problemas de mobilidade e/ou atraso de desenvolvimento, as soluções que contribuam para a sua inclusão social e desenvolvimento psicomotor.

 

O Projeto consiste em dotar as praias com cadeiras de rodas de praia, tamanho S (para crianças até aos 26 kg) e M (para crianças até aos 40 Kg) pensadas e construídas para assegurar que crianças e jovens possam usufruir desta área de lazer

A cadeira permite que a criança se desloque na areia sem qualquer dificuldade, facilitando o aceso à linha de água, bem como desfrutar, em família, de todas as brincadeiras, passeios, e demais atividades balneares. 

 

Este equipamento está disponível junto dos concessionários das praias até ao final da época balnear.

 

Cada família pode requisitar a cadeira de praia para utilização de acordo com a ordem de chegada à praia e de acordo com a sua necessidade (umas horas, ou um período mais alargado de manhã ou tarde, ou dia inteiro), sendo que a cadeira terá que ser requisitada diariamente.

 

O nadador salvador realiza o acompanhamento necessário ao bom manuseamento do equipamento.