bolsas de estudo e de mérito
Estudantes a ler

Bolsas de Estudo e de Mérito

 


Apoios a alunos e investigadores


O Município de Oeiras tem vindo a apostar fortemente na atribuição de Bolsas de Estudo para o Ensino Superior de modo a que em Oeiras nenhum estudante seja impossibilitado de prosseguir os seus estudos em função de rendimentos reduzidos.

As Bolsas de Estudo destinam-se a estudantes do ensino superior, com ou sem mestrado integrado, e ao grau de mestrado, sendo atribuídas em função dos rendimentos anuais do agregado familiar.
Em 2020, e por decisão do presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, não foi imposto um limite na atribuição destas Bolsas, tendo sido dado esse benefício a todos os estudantes elegíveis.

A par das Bolsas de Estudo, o Município de Oeiras criou ainda a Bolsa de Mérito, destinada àqueles que se evidenciam pelos seus contributos para a comunidade, nomeadamente nos âmbitos social, cultural, académico, tecnológico, científico, económico, humanitário, desportivo ou outro que, pela sua importância notável, tenha sido merecedor de reconhecimento público. Esta distinção visa reconhecer a importância da participação cívica e da sabedoria adquirida em contextos de aprendizagem não formais.

No âmbito da Estratégia Oeiras Ciência e Tecnologia, em 2020, o Município de Oeiras assinou um protocolo com a Fundação Calouste Gulbenkian para a criação do “Oeiras – ERC Frontier Research Incentive Awards”, um prémio de incentivo à investigação científica. Este prémio destina-se a financiar projetos de elevada qualidade que tenham apresentado candidatura a bolsas individuais ao Conselho Europeu de Investigação (European Research Council – ERC), mas que não conseguiram garantir fundos devido a restrições de orçamento da ERC. Esta iniciativa pretende reconhecer o Município de Oeiras como impulsionador de iniciativas de cariz científico que capta talento para o concelho e gera atratividade nacional nesta área.