#CHAT
Gabinete de Atendimento a Jovens

#CHAT

Gabinete de Atendimento a Jovens

Ansiedade, depressão, dificuldades na gestão de afetos e emoções, comportamentos de risco ou aditivos podem afetar os jovens, apanhando desprevenidos pais, familiares, amigos e professores.

Para fazer face a estes problemas, a Câmara Municipal de Oeiras disponibiliza um serviço de apoio psicológico a jovens com idades compreendidas entre os 12 e os 24 anos, diariamente, nos dois Gabinetes de Atendimento a Jovens - #CHAT, em Oeiras e Carnaxide. Estão disponíveis duas linhas de atendimento telefónico e uma equipa de oito técnicos, constituída por quatro psicólogos municipais, um psicólogo do Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD), uma psicóloga do Instituto de Prevenção e Tratamento das Dependências Químicas e Comportamentos Compulsivos (IDEQ), uma psicóloga e uma enfermeira do Agrupamento de Centros de Saúde de Lisboa Ocidental e Oeiras.

O atendimento é gratuito, podendo envolver famílias e professores, quando justificado. O apoio psicológico prestado é articulado com os centros de saúde, gabinetes de inserção profissional e escolas do concelho.

A criação deste serviço é justificada pela carência de gabinetes de atendimento vocacionados para as necessidades psicológicas dos jovens, grupo etário particularmente vulnerável a comportamentos de risco para a saúde, nomeadamente relações sexuais desprotegidas e comportamentos aditivos. De assinalar que os jovens são o grupo etário que menos procura cuidados de saúde e que mais comportamentos de risco assume.

 

#CHAT - Centro da Juventude de Oeiras
Rua Monsenhor Ferreira de Melo, 2780-141 Nova Oeiras
Tel.: 214 467 570 | E-mail: unidade.juventude@cm-oeiras.pt
Horário: 2ª a 6ª das 09:30-12:30 e das 14:00-17:30


#CHAT - Centro da Juventude de Carnaxide
Avenida de Portugal 76B, 2790-005 Carnaxide
Tel.: 210 999 094 | E-mail: ejcarnaxide@cm-oeiras.pt
Horário: 2ª a 6ª das 11:00 às 17:00