#eixo 1 - educação e sociedade

#Eixo 1 - Educação e Sociedade

 

 

A Estratégia Oeiras Ciência e Tecnologia pretende criar algo de inédito em Portugal: uma agenda concertada com a finalidade de produzir um impacto duradouro e sustentado no território em três grandes esferas – Educação e Sociedade, Inovação e Internacionalização.

Esta é uma agenda transformadora da sociedade, ancorada na situação privilegiada atual de Oeiras e numa visão futura de um território altamente qualificado, imensamente atrativo para universidades e empresas de base científico-tecnológica, com uma cidadania cientificamente informada e uma percentagem muito expressiva de jovens com uma formação abrangente e motivados para prosseguir estudos e carreiras nos domínios da ciência e engenharia. Oeiras conseguiu atingir níveis educativos cimeiros, contando-se entre os municípios com melhores resultados educativos, tendo das mais baixas taxas de retenção e desistência no ensino básico e secundário.

Todo este património e potencial existente em Oeiras obriga a um pensamento estratégico que reforce o papel da ciência e da tecnologia no centro das dinâmicas da educação, da inovação e do desenvolvimento, pensadas de forma integrada e coerente. Isto implica desenvolver uma agenda estratégica ambiciosa que envolve a sociedade, as universidades e institutos de investigação, as empresas, consolidando em definitivo a ciência e a tecnologia como parte da identidade do território.

 

O eixo de ação Educação e Sociedade visa aproximar a ciência aos munícipes e às escolas, e estes aos cientistas e suas instituições.

 

Pretende-se educar as crianças e os alunos para serem interessados, racionais, participativos, críticos e criativos, tornando-se cidadãos modelo na apropriação e desenvolvimento da ciência e da tecnologia e na identificação dos seus impactos. Espera-se, igualmente, promover nos cientistas uma atitude mais aberta à sociedade, reconhecendo as vantagens desta proximidade.

Para alcançar estes objetivos, o programa Ciência Aberta a Oeiras é liderado pelo Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) em articulação com o Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier (ITQB), com o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), bem como com outras instituições de ciência. O sucesso do programa Ciência Aberta a Oeiras depende fortemente da colaboração e diálogo constante estabelecido entre as instituições de ciência e a Câmara Municipal de Oeiras.

 

AGENDA CIENTÍFICA
Esta agenda contém informação atualizada sobre todos os eventos relacionados com divulgação de ciência que decorrem no território de Oeiras, mostrando a dinâmica científica do concelho e tornando-a mais acessível aos cidadãos.

 

ATIVIDADES EDUCATIVAS
Disponibilização de atividades educativas não formais para os vários níveis de ensino, através do programa Oeiras Educa+.

 

DESENVOLVIMENTO DO ENSINO EXPERIMENTAL DAS CIÊNCIAS
Desenvolvimento do ensino experimental das ciências, em todas as escolas, com incidência no ensino básico, através do projeto Lab in a Box.

 

EVENTOS PÚBLICOS
Eventos públicos destinados a famílias, jovens, adultos e comunidade sénior, com atividades dirigidas e de aproximação entre cientistas e cidadãos.

 

PROJETO DE CIÊNCIA CIDADÃ
O Projeto de Ciência Cidadã envolve cientistas, comunidade escolar e comunidade sénior num modelo inovador, aberto e colaborativo, permitindo aos cidadãos de várias idades fazerem parte integrante do desenho e desenvolvimento de projetos.

 

FESTIVAL INTERNACIONAL DE CIÊNCIA – FIC.A
O 1.º Festival Internacional de Ciência – FIC.A realizou-se em Oeiras entre os dias 12 e 17 de outubro de 2021, nos jardins do Palácio do Marquês de Pombal, em Oeiras e terá a sua segunda edição em 2022.

 

PROGRAMA DE ARTE E CIÊNCIA
O Programa de Arte e Ciência promove a aproximação à ciência a diferentes públicos, beneficiando de valências da Fundação Calouste Gulbenkian e envolvendo associações culturais e artísticas do município.

Considera-se que, no seu conjunto, devidamente enquadradas no programa Ciência Aberta a Oeiras, estas ações representam os primeiros passos para a futura criação de um Centro de Ciência Aberta que seja uma referência nacional e europeia na divulgação e comunicação de ciência e permitirá alojar todas estas iniciativas, para além de promover outras abordagens (exposições, encontros, festivais, eventos) e trabalhando em rede com instituições congéneres, em Portugal e no estrangeiro.

A criação futura deste centro, sob a égide do programa Ciência Aberta a Oeiras, com todas as suas dinâmicas educativas e de cidadania, constituirá o corolário da afirmação do concelho enquanto território de ciência, inclusivo para todos os cidadãos.