Espaço Verdes
Espaços Verdes

Espaços Verdes

O Município de Oeiras tem investido nos espaços verdes que fazem parte do conjunto de espaços livres que consolidam o espaço urbano, contribuindo de forma decisiva para a qualidade da paisagem urbana, bem como para a qualidade de vida dos munícipes.

As zonas verdes são indispensáveis à qualidade de vida urbana e ao equilíbrio psicofisiológico das populações, desempenhando um importante papel social, ao proporcionarem locais privilegiados para o encontro, práticas desportivas, recreio e lazer.

Do ponto de vista ecológico e ambiental, os espaços verdes desempenham funções fundamentais:

  • ao nível da infiltração das águas;
  • na purificação da atmosfera, através do aumento da qualidade de oxigénio e diminuição dos níveis de dióxido de carbono;
  • no aumento do teor de humidade do ar;
  • na proteção contra a erosão do solo;
  • na proteção da fauna e promoção da biodiversidade das espécies;
  • no controlo do ruído e da poluição do ar.

Em matéria de espaços verdes, o Município de Oeiras tem pautado a sua ação não apenas por um forte investimento na criação de novos espaços, mas, essencialmente, na sua manutenção regular.

Não é apenas pela qualidade dos espaços verdes que Oeiras se distingue, mas também pela tipologia desses espaços, tendo em consideração a diversidade e a sustentabilidade, tanto ambiental como financeira.
 

Para mais informações consulte:
Brochura "Oeiras, Vida Com Mais Verde"

 

Algés

Barcarena

Carnaxide

 

Caxias

 

Cruz Quebrada

 

Linda-a-Velha

 

Oeiras

Paço de Arcos

 

Queijas