GC

GC | Gabinete de Comunicação

Nuno Filipe Martins

 

Missão:

Tem por missão apoiar a definição e desenvolver uma estratégia global de comunicação e marketing para o município.


​Para a prossecução da sua missão compete ao GC, nomeadamente as seguintes funções:

a. Planear e promover a imagem institucional assegurando a sistematização e implementação de uma política de informação e comunicação interna e externa, multicanal;

b. Garantir uma comunicação e relacionamento com pessoas e instituições, nacionais e internacionais, alinhados com a estratégia de desenvolvimento municipal;

c. Gerir a marca Oeiras, garantindo a sua coerência;

d. Definir as normas inerentes à marca, imagem e comunicação, a utilizar pelos serviços, incluindo as empresas municipais;

e. Assegurar a elaboração, execução e monitorização do Plano de Comunicação Municipal;

f. Conceber, executar e acompanhar as ações de comunicação previstas no plano de comunicação global do município, garantindo as atividades de informação, imagem, marketing, publicidade, em estreita articulação com as demais unidades orgânicas;

g. Promover a conceção, desenvolvimento e acompanhamento das campanhas de comunicação e imagem multicanal de suporte às iniciativas desenvolvidas pelo município;

h. Dinamizar a disponibilização de canais alternativos de atendimento ao cidadão, em colaboração com a DGO, contribuindo para a sua permanente otimização, tendo em conta critérios de inovação, acessibilidade, usabilidade e comodidade, com vista à melhoria da eficiência dos serviços e ao aumento da satisfação dos cidadãos;

i. Coordenar todas as iniciativas de comunicação interna desenvolvidas ao nível das várias unidades orgânicas, promovendo um sistema que permita captar ideias inovadoras junto dos colaboradores com vista à melhoria contínua;

j. Assegurar a gestão de conteúdos e marketing digital nas plataformas do município e naquelas em que esta marca presença, designadamente intranet e internet e redes sociais, potenciando a sua permanente atualidade e modernidade;

k. Desenvolver estratégias de marketing, direto e digital, promover a ativação de marcas e análise de tendências, em articulação com as unidades orgânicas promotoras de eventos;

l. Garantir a produção e partilha regular de conteúdos de carácter informativo e promocional que visem disseminar a atividade e deliberações dos órgãos e serviços municipais, os valores históricos e culturais do concelho, as perspetivas de desenvolvimento e demais informação relevante para o município, privilegiando o recurso a sistemas automatizados e interativos;

m. Estabelecer relações de colaboração e intercâmbio informativo com os meios de comunicação social em geral, e em especial com os de expressão regional e local, procedendo à recolha e análise de trabalhos jornalísticos ou artigos de opinião publicados sobre o concelho e a atuação dos órgãos e serviços municipais, bem como à divulgação de notícias, em articulação com o GAP;

n. Promover estudos e sondagens de opinião, visando a criação de um sistema de avaliação contínua das expetativas e satisfação dos públicos;

o. Proceder à gestão da comunicação urbana, disponibilizar publicidade municipal na rede municipal de suportes, bem como executar os planos de ocupação dos espaços que sejam propriedade municipal ou que lhe estejam, a qualquer título, cedidos;

p. Assegurar o registo audiovisual e fotográfico de ações promovidas pelo município, bem como manter um banco de imagem fotográfico e audiovisual, em articulação com a DGO-SAM; 

q. Gerir e manter o equipamento audiovisual e promocional de suporte à sua atividade, assegurando o planeamento, registo sistemático e controlo da cedência;

r. Garantir o acompanhamento e monitorização online do índice de transparência municipal, assegurando a articulação com todas as unidades orgânicas responsáveis pela disponibilização da informação, nomeadamente o GATPI;

s. Colaborar com o GIT na criação e atualização da informação geográfica produzida no âmbito das suas competências;

t. Elaborar, acompanhar e avaliar os instrumentos de gestão estratégica, previsional e de contas;

u. Promover e participar em programas e iniciativas de modernização, otimização e simplificação de processos de trabalho e procedimentos, em prol da melhoria contínua dos serviços municipais.


Para a prossecução da sua missão, compete ainda ao GC através dos seus Núcleos, nomeadamente as seguintes funções:


Núcleo de Criatividade (NC)

a. Trabalhar a área de conceito, imagem e design do município, contribuindo para a implementação da estratégia global de comunicação e marketing;

b. Acompanhar a gestão da marca Oeiras, da imagem e da comunicação gráfica do município;

c. Desenvolver conceitos de comunicação fortes e criativos, assegurando design gráfico, de produto e editorial;

d. Apresentar propostas criativas, em articulação com as demais unidades orgânicas, contribuindo para a criação de marcas, produtos, logótipos e comunicação integrada;

e. Gerir a componente editorial das publicações municipais;

f. Assegurar o branding municipal, trabalhando a identidade corporativa com base nos valores culturais do município, definindo a imagética global;

g. Desenvolver propostas de copy e paginação;

h. Estudar e apresentar propostas de sinalética por usos funcionais, tipificando e normalizando a identificação dos espaços municipais em respeito pela identidade corporativa, cabendo-lhe ainda dar parecer a projetos internos e externos desenvolvidos por outras unidades orgânicas sobre este tema;

i. Definir e apresentar campanhas publicitárias;

j. Criar conceitos fotográficos de suporte à atividade multicanal;

k. Garantir o registo, produção e pós-produção de produtos vídeo multimédia;

l. Promover a integração de som e audiovisual na produção digital multimédia, design gráfico em movimento e criação de histórias em torno dos conteúdos;

m. Promover a resolução prática e criativa de problemas, através de processos e instrumentos de Design Thinking, com base na compreensão das necessidades, emoções, aspirações e capacidades dos seus destinatários.


Núcleo de Marketing Digital (NMD)

a. Operacionalizar a estratégia de marketing global e digital do município, assegurando o planeamento e posicionamento da marca na rede global;

b. Conceber, planear e editar conteúdos editoriais online que promovam a marca Oeiras;

c. Coordenação do marketing em todas as plataformas digitais;

d. Desenvolvimento, operacionalização e avaliação de planos de marketing de conteúdos e histórias multicanal;

e. Promover o Webmastering e gestão do portal institucional e oficial do município;

f. Uso de conteúdos, designadamente, infografias, com vista à dinamização do município nas redes sociais;

g. Criar websites responsivos e campanhas digitais nas redes sociais;

h. Acompanhar o mercado, posicionamento das marcas e análise da concorrência;

i. Utilizar CMS (Content Management System) que permita criar, editar, publicar e distribuir conteúdos e definir estratégias eficazes de pesquisa e posicionamento orgânico ou SEO (Search Engine Marketing) e avaliação de métricas para análise de resultados;

j. Gerir a plataforma de e-mail de marketing do município.


Núcleo de Produção (NP)

a. Operacionalizar os projetos de comunicação do município, assegurando o planeamento, execução e avaliação dos projetos, em articulação com as necessidades das unidades orgânicas;

b. Coordenação dos projetos de comunicação, assegurando a definição de planos de meios;

c. Consulta ao mercado, instrução e validação dos procedimentos pré-contratuais de aquisição de serviços, em articulação com a DCP;

d. Acompanhar a impressão e distribuição das publicações municipais e demais suportes de comunicação offline;

e. Propor a operacionalizar a aquisição de merchandising;

f. Assegurar o acompanhamento dos projetos de implementação de stands e expositores, sinalética, decoração de viaturas e montras;

g. Planear e gerir a rede de outdoors, muppis e telas do município, assegurando a sua permanente atualidade e qualidade;

h. Assegurar a gestão do equipamento de suporte à atividade de promoção genérica da marca, mantendo um rigoroso planeamento e controlo da cedência, recolha e acondicionamento.

 

 

​​Representação de acordo com Regulamento Orgânico dos serviços do Município de Oeiras publicado por Despacho 3686/2020 no Diário da República, 2.ª série — N.º 60 — 25 de março de 2020 com entrada em vigor​ a 26 de março de 2020.