Medidas de Combate ao Abandono
Medidas de Combate ao Abandono

Medidas de Combate ao Abandono

Cheque Veterinário


Tem sido preocupação do Município de Oeiras proporcionar aos seus munícipes uma rede de apoio social integrada, que permita às famílias com maiores dificuldades financeiras a possibilidade de garantir e manter as necessidades básicas dos seus animais de companhia. Nesse sentido o Município aderiu a este programa da Ordem dos Médicos Veterinários.

A atribuição dos cheques veterinários, pretende garantir a prestação de cuidados médicos veterinários gratuitos nos Centros de Atendimento Médico-Veterinários - CAMV, aderentes ao projeto, em tratamentos pré-definidos.

Os cheques veterinários englobam os seguintes serviços: desparasitações internas e externas, vacinações, identificação eletrónica, análises, esterilizações e tratamentos.


Condições para receber um cheque veterinário:
 

  • Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão;
     
  • Modelo 3 do IRS acompanhado da respetiva Nota de Liquidação, caso não possua a Declaração das Finanças comprovando que no ano respetivo não auferiu quaisquer rendimentos;
     
  • Licença e o registo na Junta;
     
  • Comprovativo de residência no Concelho (ex. fatura da água);
     
  • Comprovativo da titularidade dos animais (boletim sanitário do animal e ficha de Identificação do SIAC).

 

Pet B Home


É uma plataforma digital que oferece um serviço comunitário baseado na troca de disponibilidades entre as famílias, previamente registadas e que manifestam interesse em receber e cuidar na sua residência, especialmente em períodos de férias ou de ausência prolongada, animais de companhia nomeadamente: cães e gatos.

Saiba mais


Oferta de Ração


No âmbito da promoção do bem-estar animal e combate ao abandono, existe uma parceria entre o Município de Oeiras e a Animalife, para acesso a ração gratuita a munícipes carenciados detentores de animais de companhia.