mobilidade elétrica
Mobilidade Elétrica

Mobilidade Elétrica

Uma forte aposta em políticas ambientalmente sustentáveis

Foram inaugurados no dia 11 de dezembro de 2020 três novos pontos de carregamento de veículos elétricos, em representação dos 59 novos pontos de carregamento que estão a ser instalados por todo o concelho, alguns deles ultra rápidos, os primeiros do país com estas características.

Pode consultar a localização dos pontos de carregamento de veículos elétricos através do GeoPortal ao selecionar o filtro "Transportes > Ponto de Carregamento VE"

 

Para o Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, esta iniciativa 'cumpre uma promessa eleitoral'. 'Trata-se da mais potente e moderna rede de carregamentos sustentáveis que coloca o Município na vanguarda da tecnologia ambientalmente sustentável'.


Dos 59 novos pontos, 43 são de carregamento normal, rápido e ultrarrápido e 16 são colunas shuffle.
Trata-se da mais completa, abrangente e moderna rede de carregamento de veículos elétricos, apostando em tecnologia de ponta pioneira no país. 

 



Esta rede de carregamentos terá a possibilidade de carregar até 80.000 km​/dia e traduz-se na substituição de combustíveis fósseis equivalentes a 5.662 litros de gasóleo e 6.471 litros de gasolina. 
Os pontos de carregamento rápidos permitem o carregamento total de veículos elétricos em até 45 minutos.  Para os novos pontos Ultra Rápidos passa a ser possível carregar 200 quilómetros de autonomia em apenas 14 minutos nos veículos com capacidade de potência mais elevada. 
Nestes pontos, o investimento é totalmente assegurado pelos dois concessionários vencedores do concurso público: Galp e Mobilectric.


O diretor da Área Comercial B2C da Galp, André Cardoso, lembrou que há 10 anos que a Galp e o Município de Oeiras assinalaram o primeiro carregamento rápido. “Hoje é o ultra rápido. Mostra o pioneirismo da Galp e de Oeiras”, frisou.
Para o diretor-geral da Mobiletric, João Matos Gomes, a rede de carregamentos de veículos elétricos é agora “uma das maiores redes urbanas na Europa” e destacou já o interesse de “outros municípios a quererem copiar a que está a ser feito em Oeiras”.
Um outro ponto de carregamento pertence à rede piloto de mobilidade elétrica Mobi.E.


Quantos aos pontos shuffle, no total são 16 colunas multifunções que permitirão também o carregamento elétrico normal de veículos automóveis. O carregador que se encontra instalado é o “pole-mounts” da Efacec de 22 kW, existentes em coluna multifuncional que permitirá o carregamento de apenas uma viatura. Os pontos de carregamento normais irão permitir o carregamento de veículos elétricos em até 60 minutos. Para estas colunas foi feito um investimento aproximado de 170 mil euros.

 



Esta aposta junta-se a outras relacionadas com políticas ambientalmente sustentáveis, como é o caso da aquisição de viaturas elétricas para a frota municipal.


Reconhecido como um concelho de excelência na área da Tecnologia e Inovação, o Município de Oeiras tem vindo a afirmar-se também na Mobilidade Elétrica, no âmbito de uma estratégia para as Smart Cities.