mobilidade urbana sustentável

Mobilidade Urbana Sustentável

O Município de Oeiras tem realizado esforços, no sentido de criar infraestruturas de mobilidade suave, serviços de transporte partilhado e/ou coletivo e estacionamento.


Em Oeiras, apesar do carro ainda dominar as viagens, representando 45%, observa-se uma mudança nos padrões de mobilidade. Dados recentes mostram que 31% das pessoas optam pelo transporte coletivo e 20% preferem deslocar-se a pé. Estes dados, do inquérito da consultora Way2Go, serviu como ponto de parida para a criação do Plano Municipal de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS) e do Plano de Acessibilidades (PA).

Pela proximidade geográfica de Oeiras a Lisboa, e com ela que estabelecemos o maior número de interações, verificando-se muitas deslocações diárias para a capital, criando um desequilíbrio na circulação. Este desequilíbrio tem sido reduzido com políticas de incentivo ao emprego local, onde se incluiu a instalação de empresas e atividades económicas, nas últimas décadas, no entanto o fluxo ainda favorece Lisboa, que conta com uma rede de transportes maior, como o metropolitano, que não chega a Oeiras.
 


◻ Esforços Locais

Oeiras tem realizado esforços, no sentido de criar infraestruturas de mobilidade suave e outros serviços de transporte partilhado e/ou coletivo, e expandir uma política de regulação do estacionamento onde o espaço é um fator critico.
A Câmara de Oeiras quer reduzir o uso do transporte individual, promovendo um equilíbrio modal e melhorando o bem-estar das pessoas que diariamente se movimentam no concelho, não esquecendo o objetivo de atuar permanentemente sobre o sistema de mobilidade, atenuando os constrangimentos e promovendo um uso mais eficiente, seguro e agradável para todos.
 

◻ Projetos Estruturais

Recentemente, Oeiras investiu em projetos estruturais, que pretendem alargar a utilização dos modos suaves e apostar nos corredores dedicados ao transporte coletivo na procura de mobilidade sustentável, propondo-os a Fundos Europeus.

 

✔ Plano de Mobilidade Sustentável (PMUS) de Oeiras e do plano de Acessibilidade (PA) de Oeiras

◻ PMUS e PA

Aprovados pela Câmara Municipal de Oeiras, a 8 de novembro de 2023, o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável - PMUS e o Plano de Acessibilidades (PA), define um caminho integrado para um sistema de mobilidade mais eficiente e sustentável em Oeiras.
O PMUS, em particular, visa otimizar os sistemas de transporte, promovendo alternativas mais sustentáveis e eficientes, como o transporte público, a mobilidade ativa, (a pé e de bicicleta) e a utilização de veículos elétricos.
Este plano envolveu uma consulta pública para receber sugestões dos residentes, empresas e partes interessadas.
 

▫ Metas para os Próximos 10 Anos

•             Aumentar para 36,4% a quota modal de transporte público.
•             Aumentar para 24,9% a quota modal de transporte suave (a pé e de bicicleta).
•             Reduzir para 43,0% a quota modal de transporte individual.
•             Reduzir em 30% o número de atropelamentos.
•             Reduzir em 30% o número de vítimas de acidentes rodoviários.
•             Diminuir em 20% as emissões de gases com efeito de estufa.

 

▫ Ações Propostas

Os planos propõem um sistema integrado de mobilidade, priorizando o transporte público para longas distâncias e o transporte suave para deslocações locais. Incluem medidas para melhorar a eficiência energética dos transportes e gerir melhor a mobilidade urbana. 
Os planos também propõem a criação de novas infraestruturas viárias e apresentam propostas para a melhoria das existentes, com o objetivo de promover uma circulação mais fluída e segura, reduzindo congestionamentos e pontos de conflito.
A estratégia delineada pelo PMUS e pelo PA visa transformar Oeiras numa cidade mais sustentável, acessível e amigável para todos os seus habitantes. 

O Plano de Mobilidade Sustentável de Oeiras e do plano de Acessibilidade de Oeiras representam um compromisso firme do Município de Oeiras com o futuro da mobilidade urbana e com a melhoria da qualidade de vida dos seus cidadãos.

Salienta-se a importância destes planos, nomeadamente do PMUS, como um contributo essencial para a intermodalidade, complementaridade e diversidade modal, visando um maior equilíbrio na repartição modal das viagens, com destaque no transporte público, modos suaves e partilha, incluindo a requalificação do espaço público para beneficiar os peões.

Para mais informações sobre o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável e o Plano de Acessibilidades, os interessados podem consultar os documentos disponíveis para consulta em dados abertos neste portal institucional, através do link



◻ Rede Ciclável

Oeiras está a desenvolver uma rede de ciclovias, seguras e eficientes para todas as idades:

Ciclovia Empresarial: Ligação Ciclável entre a Estação de Paço de Arcos e Parques empresariais (Quinta da Fonte e Lagoas Park)
A Ciclovia Empresarial, estende-se por aproximadamente 4 quilómetros, ligando a estação da ferroviária de Paço de Arcos ao Lagoas Park - Estrada de Cacilhas.
Este corredor estratégico beneficia os Parques Empresariais da Quinta da Fonte e Lagoas Park, servindo ainda  as zonas residenciais e de emprego ao longo da Estrada de Paço de Arcos e da Estrada de Oeiras. 
Este projeto e o Estudo de um sistema de transporte público em bicicleta para corredores em Oeiras, Paço de Arcos/Lagoas Park/Miraflores, integram uma candidatura ao PAMUS, em fase de aprovação. 

Saiba mais sobre o Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustável - PAMUS 


▫ Ciclovia da Estrada da Medrosa: Ligação da Estação de Oeiras à Praia da Torre
Outra adição importante à rede ciclável de Oeiras é a Ciclovia da Estrada da Medrosa, que liga a Estação Ferroviária de Oeiras à Praia da Torre, proporcionando um percurso de 1,5 quilómetros de forma segura e confortável. 
Com um investimento superior a 1 milhão de euros, este corredor facilita o acesso aos equipamentos de ensino como a BSENova Business International School e a NCI Academy – NATO Communications and Information Academy.


A rede de ciclovias no concelho, conta atualmente com uma extensão de 17 km, e tem vários projetos em curso com o objetivo de chegar, a médio prazo, aos 40 km totais de rede de ciclovia em todo o território do município. Neste âmbito, em janeiro de 2024, foram iniciados os trabalhos de construção da Ciclovia Leceia-Vila Fria que compreende uma extensão aproximada de 1 km, entre Vila Fria e Leceia, criando um corredor seguro e confortável para utentes de bicicleta e peões. 

Saiba mais
Oeiras interativa/geoportal/ordenamento do território/instrumentos de gestão do território/pdm2022/acessibilidades e transportes/rede ciclável

 

◻ Bike Sharing

Em 24 de setembro de 2023, Oeiras inaugurou um sistema público de bicicletas partilhadas, com 10 estações e 50 bicicletas elétricas. 
A rede municipal de bicicletas partilhadas de Oeiras está estrategicamente distribuída, com estações localizadas ao longo de importantes vias do concelho.

Atualmente, existem 3 estações na Ciclovia da Medrosa, unindo a estação de comboios de Oeiras à universidade NOVA SBE e à Praia da Torre; 5 estações ao longo da Ciclovia Empresarial, entre a estação de comboios de Paço de Arcos e Porto Salvo; e 2 estações entre o terminal rodoviário de Algés e o Parque Urbano de Miraflores. A instalação de uma décima primeira estação foi realizada na Praia de Santo Amaro de Oeiras.
Nesta fase, além das onze estações com 6 docas cada, estão disponíveis 50 bicicletas elétricas.
Todas as estações do sistema de bike sharing estão equipadas com videovigilância, de modo a evitar ações de vandalismos. A gestão de todo o sistema é realizada pela empresa municipal de mobilidade Parques Tejo, através da sua marca Oeiras Move. 

A rede da Oeiras Move está acessível através de uma aplicação móvel, disponível para Android e iOS, que pretende ser o “hub digital” de toda a mobilidade no concelho.

Conheça melhor o serviço de Bike Sharing   

 

◻ ‘Oeiras Vai e Volta’

‘Oeiras Vai e Volta’ é o nome do novo serviço, disponibilizado pela empresa municipal Parques Tejo, um serviço gratuito que funciona todos os dias, das 11h às 16h e das 18h às 23h.
Este serviço é composto por veículos ligeiros 100% elétricos, destinados a assegurar deslocações de proximidade nos centros históricos das localidades.
Paço de Arcos é a primeira localidade a beneficiar deste serviço que circula entre o Parque de Estacionamento dos Navegantes e as ruas do Centro Histórico da Vila, local onde se encontra uma variedade de ofertas de espaços de restauração e outros estabelecimentos de comércio local. 

Na sua primeira fase, o ‘Oeiras vai e Volta’ dispõe de dois veículos: um com 5 lugares e outro com 8 lugares, prevendo-se o seu alargamento a outros locais do concelho, nomeadamente, a Baixa de Algés e o centro da Vila de Oeiras.

Conheça melhor o serviço 'Vai e Volta'

 

◻  Valley Shuttle 

O Valley Shuttle é um transporte de passageiros de média capacidade, que assegura a ligação entre a estação de caminho-de-ferro de Paço de Arcos e os parques empresariais da Quinta da Fonte, Lagoas Park e Taguspark. 
Disponível nos dias úteis, entre as 07h e as 19h, com intervalos de passagem de 20 minutos, este serviço pretende oferecer uma opção de transporte mais sustentável e económica, reduzindo o tráfego rodoviário e promovendo uma forma de deslocação mais eficiente. 

Saiba mais sobre o Valley Shuttle 
 

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