Rede Viária

Rede Viária

Soluções, no âmbito da mobilidade, para a rede viária de Oeiras

​Rede viária da Cidade do Futebol /Av. das Seleções
Este projeto, que consistiu na materialização dos acessos rodoviários à Cidade do Futebol, é mais abrangente integrando, ainda as ligações pedonais e cicláveis entre Queijas e Caxias.
A 1ª fase já se encontra construída e a 2ª fase foi remetida para projeto de execução, aguardando-se também a transferência da tutela da estrada.


Eixo Viário Paço de Arcos / Caxias
Este eixo permitirá ligar Paço de Arcos (Parque das CIdades), Laveiras e Caxias através de uma via de nível 2 com capacidade para racionalizar a distribuição do tráfego a sul da A5 e o acesso à referida autoestrada (excessivamente concentrado no nó de Oeiras).
O Estudo preliminar foi remetido para projeto de execução.


Extensão para nascente do Eixo Viário Paço de Arcos/Caxias, agora designado por VLS (Via Longitudinal Sul)
Trata-se do prolongamento do referido troço até à Laje.  
A solução encontra-se esboçada e está em fase de validação através de estudo de tráfego.


(Plano) para o Nó do Jamor


Acesso à Quinta da Fonte, viaduto, by-pass e extensão do eixo viário:
As soluções encontradas visam criar novas alternativas (origem/destino) para o tráfego local e melhorar o desempenho do sistema atenuando constrangimentos.
O viaduto está em fase de conclusão do projeto de execução, o by-pass em fase de conclusão da obra.


Rotunda da Laje
Este projeto visa dar resposta aos diferentes tipos de tráfego que solicitam esta interseção, estando prevista numa segunda fase a ligação à Rotunda do Winsurf (troço que integra a designada VLS).
A obra da rotunda encontra-se adjudicada.


Rede Viária de Carnaxide a Linda-a-Velha paralelas e adjacentes às Avenidas do Forte e 25 de Abril:
Este estudo abrangente procurou soluções que contribuíssem para a melhoria da circulação no Eixo das Avenidas do Forte e 25 de Abril, eixos que agregam no mesmo local acessos diretos, distribuição e atravessamento assim como volumes de tráfego significativos. Encontra-se em desenvolvimento o Estudo preliminar do troço de ligação entre a Rua Alexandre Herculano, a Rua do Brasil e a Rua Tomás Ribeiro.


Circulação em Miraflores na Avenida General Humberto Delgado (no troço junto à Rotunda da Água):
Este reordenamento do troço inicial da Avenida General Humberto Delgado visa acomodar melhor as diversas funções instaladas (circulação, atravessamento, paragem bus, estacionamento, cargas e descargas, ambulâncias, peões) que atualmente bloqueiam frequentemente a referida Avenida e a própria Rotunda da Água. O reordenamento está em fase de projeto de execução;


Variante ao centro de Oeiras, Rotunda na interseção da Rua de Oeiras do Piauí com a Avenida Sá Carneiro, rotunda no entroncamento da Rua Duarte Pacheco com a via paralela a norte da linha da CP e desnivelamento entre essa via e a Avenida Nuno Álvares Pereira (a sul da linha CP)
A criação de uma via alternativa (intuitiva e funcional) ao centro de Oeiras impõe-se face às limitações físicas existentes e aos constrangimentos que daí decorrem, nomeadamente ao nível da circulação pedonal, do ruído, da poluição ambiental entre outros – A rotunda na interseção da Rua de Oeiras do Piauí com a Avenida Sá Carneiro (troço prioritário) estão em fase de projeto de execução, e a ligação para sul em fase de estudo preliminar.


Execução da Rotunda da Avenida da República e reestruturação viária da zona da rotunda da Quinta do Marquês, em Oeiras
Este projeto visa atenuar constrangimentos, conferir maior urbanidade ao local através da eliminação da barreira que a Avenida da Republica atualmente constitui, assim como incrementar mais segurança rodoviária no local (será de lembrar que por via de valores de portagem diversos (A5) esta avenida serve de atravessamento entre os concelhos de Oeiras e Cascais). O Projeto execução está em fase de conclusão.


Rotunda do Mercado de Leceia 
Pretende-se melhorar o desempenho de uma interseção entre duas vias de distribuição principal (nível 3). A solução foi remetida para desenvolvimento de estudo preliminar.

 

Interação entre as Redes Viárias Nacional e Municipal


​No âmbito da revisão do PDM esboçaram-se soluções para completar as relações entre a Rede Nacional e a Rede Municipal, nomeadamente ao nível da A5, EN249-3 (VIA), CRIL, N117 e Avenida Marginal N6, que se encontram agora em fase de negociação e desenvolvimento com a BRISA, infraestruturas de Portugal, Câmara de Lisboa, Câmara de Cascais e IMT.