Serviço de Teleassistência Domiciliária

Serviço de Teleassistência Domiciliária

O Município de Oeiras prossegue na sua missão o objetivo de criar condições promotoras da qualidade de vida dos seus munícipes. A população idosa, neste desígnio, assume principal destaque.

O Serviço de Teleassistência é um recurso que pretende assegurar melhor qualidade de vida a todos os munícipes do Concelho de Oeiras que, independentemente da idade, vivam sós ou passem grande parte do dia ou noite sozinhos, mantendo desta forma a sua privacidade e beneficiando de uma maior autonomia.

Representa não só uma resposta imediata ao utente, em situações de emergência de saúde, segurança ou solidão, mas também um importante mecanismo de monitorização e acompanhamento.  
 
Os objetivos deste serviço são:

  • Evitar ou retardar a necessidade de recurso à institucionalização de munícipes em situação de isolamento ou dependência;
  • Contribuir para a manutenção no seu domicílio de munícipes em situação de isolamento ou dependência, através da garantia de uma resposta imediata em situações de emergência, bem como apoio na solidão;
  • Garantir um serviço de apoio inovador, visando a melhoria da qualidade de vida, saúde, segurança e autoestima dos/as beneficiários/as. 

Este serviço consiste numa linha telefónica de apoio que funciona 24 horas/dia, 365 dias/ano, tendo como suporte um terminal fixo ou móvel, propriedade da empresa prestadora de serviços contratada pelo Município de Oeiras, através do qual, acionando um botão de emergência aliado a um telefone de alta voz, o utente pode falar, ser localizado e identificado pelo operador, o qual faz uma avaliação imediata da situação, dando a resposta mais adequada.

Para além da componente alarmística, na componente de acompanhamento são assegurados:

  • contactos semanais, para monitorização e minimização dos sentimentos de insegurança e solidão;
  • contactos diários, caso o/ beneficiário/a pretenda ativar algum tipo de serviço de alerta (ex: toma de medicação ou data/horário de consultas).

Os munícipes interessados em aderir ao Sistema de Teleassistência, deverão fazê-lo junto da Divisão de Coesão Social, mediante o preenchimento de uma ficha de inscrição (que também pode ser enviada para o email: dcs@oeiras.pt)
 
Para os munícipes em situação de carência económica, a instalação e o serviço são gratuitos. É da competência da Divisão de Coesão Social a avaliação da situação económica do agregado familiar.

Para os munícipes não carenciados são aplicados os preços de instalação e mensalidade praticados pela empresa prestadora do serviço. Os preços abaixo, já contemplam um desconto de 10% para munícipes de Oeiras:

•    Instalação - 30,00€
•    Mensalidade (equipamentos fixos) - 18,14€
•    Mensalidade (equipamentos móveis) - 21,80€
 

Consulte o Regulamento e mais informações sobre o Serviço de Teleassistência Domiciliária.