Visão e estratégia
visao e estrategia

Visão e estratégia

É neste contexto que a visão formada para o município é a de Fazer Oeiras uma Cidade Sustentável. PDM - Plano de Desenvolvimento Municipal

Oeiras, face ao seu posicionamento regional, assume claramente a intenção de “afirmação do concelho no contexto da economia do conhecimento, enquanto espaço qualificado”.

 

Atualmente o município de Oeiras apresenta um conjunto alargado de indicadores que são o reflexo da implementação da estratégia delineada na base do Plano Diretor Municipal  de 1994 e dos restantes estudos sectoriais que foram sendo desenvolvidos e implementados durante o seu período de vigência.

 

A adoção de um modelo de gestão e governança assente numa estrutura organizacional eficiente de suporte ao processo de planeamento resultou no sucesso que conduziu o concelho de Oeiras ao lugar de um dos melhores concelhos do País para morar, trabalhar e estudar.

 

Importa, neste sentido, que as dinâmicas de desenvolvimento futuras sejam, tal como as do PDM de 1994, o resultado de uma eficiente implementação da visão e da sua operacionalização.

 

Assim, e quando se pretende discutir as dinâmicas que se ambicionam concretizar, é importante que se equacionem de novo os cenários de desenvolvimento possíveis e que se avalie de que modo as diferentes incertezas de evolução devem ser consideradas na proposta a elaborar.

 

Por outro lado além das incertezas inerentes ao processo de planeamento e do processo de desenvolvimento do concelho, referidas no ponto anterior, as incertezas que hoje se podem antever com implicações no modelo territorial de modo direto são:

  • A evolução da economia na área metropolitana de Lisboa;
  • O peso da atratividade de Oeiras face aos concelhos limítrofes e à AML para a fixação de residência;
  • A dinâmica das atividades económicas geradoras de emprego no concelho para atrair mais empresas;
  • O efeito do custo da mobilidade no modelo de consolidação urbana.

 

Estas incertezas são elementos que devem ser considerados e trabalhados tendo em conta o potencial que o exercício de antevisão pode assumir na construção de um modelo territorial eficaz para a criação de dinâmicas de sucesso.