
Oeiras volta a erguer o pano para uma das mais emblemáticas iniciativas culturais do concelho: a Mostra de Teatro de Oeiras 2025, que decorrerá de 16 de outubro a 9 de novembro.
Durante quatro fins de semana consecutivos, o público poderá assistir gratuitamente a uma programação diversificada, que reúne 25 companhias locais, desde o teatro amador às criações profissionais.
Esta edição será um palco aberto à criatividade, espalhando-se por vários espaços culturais e associativos, fruto de uma sólida rede de parcerias que leva o teatro ainda mais perto da comunidade.
Mais do que um evento, a Mostra de Teatro de Oeiras 2025 é um convite para viver o teatro de perto, descobrir novos talentos e celebrar a cultura em conjunto. De palcos tradicionais a espaços alternativos, o teatro vai estar presente em todo o concelho.
◽ 16 Out | 21h30 – Auditório Municipal Lourdes Norberto
Amigos com Benefícios – Dramax (M/16)
Sinopse: Uma comédia familiar divertida, escrita por John Borg, protagonizada por Sofia Alves e que conta ainda com Diogo Lopes e Filipe Matos no elenco. A história sobre a vida familiar de uma Pastora, de uma igreja com contornos e ideias radicais, que se depara com problemas inesperados como é o exemplo do seu filho ser gay e querer assumir uma relação homossexual. Uma peça sobre temas atuais, para nos divertir e fazer refletir ao mesmo tempo.
◽ 17 Out | 21h30 – Teatro Custom Café
'Le Cabaret Rock' – Custom Circus (M/12)
Sinopse: Absolutamente surpreendente, com doses de loucura, paródia e poesia explosiva detonada pela irreverente troupe criadora deste fantástico imaginário teatro. Este must see it institucionalizou-se no 'Teatro Custom Café' desde 2012.
◽ 18 Out | 18h – TIO - Teatro Independente de Oeiras
'H2M1 – Parte 6 O Início' – Auditório Novo Espaço (M/16)
Sinopse: Nenhum deles sabe quem é, portanto pouco importa que um seja Salvador e outro seja Bernardo, mas há quem saiba e tenha enormes planos para eles. Foram os precursores do 'Homem Semper Erectus' que é como quem diz em português de Portugal, sempre pronto para a javardeira que é uma espécie de badallhoquice com ervilhas! Bernardo e Salvador ainda não sabem, mas são eles que vão estragar o que era para ser Perfeito! Dois homens (eles não sabem que o são…) uma cobra e um gajo marado. Tinha tudo para ser uma comédia de humor inteligente, daquele que os eruditos gostam (ah e tal, ri, mas saí a pensar…), mas não é. Uma comédia sobre Homens e só com verdades!?
◽ 18 Out | 21h30 – SIMECQ - Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense
'As Mulheres de Camões' – Cantiga d’Alba (M/12)
Sinopse: 'Mulheres de Camões' é um espetáculo que explora a representação da mulher na obra de Luís de Camões, através de um olhar feminino e diversificado. Uma digressão pela poesia camoniana, focando-se na construção ficcionada da figura feminina.
◽ 19 Out | 16h – Teatro Custom Café
'Entre Versos' – Natália Correia– Teatro Bastardo (O Irmão do Meio) (M/3)
Sinopse: Ao longo de 40 minutos, três atores e um músico interpretam os poemas de Natália Correia enquanto narram os momentos mais marcantes da sua vida.
◽ 19 Out | 18h – Auditório Municipal Ruy de Carvalho
'O Grande Circo' (a partir de “Antes de Começar” de Almada Negreiros) – Companhia da Esquina (M/4)
Sinopse: Algures no 'Teatro do Mundo' existiu o 'Grande Circo'. Que vida fantástica a do circo. Durante uma eternidade o grande circo maravilhou a imaginação dos homens com os seus saltos acrobáticos, voos temerários, números cómicos, máscaras fantásticas e personagens do teatro. Até que um dia, ao som de um realejo, o 'Grande Circo' acabou. O tempo a partir daí parou, como quando pára um relógio avariado. Agora, no 'Teatro do mundo', apenas os restos de um circo abandonado. Abandonado na sua glória e na praça principal, onde todos os dias passavam as gentes da cidade que, juntamente com as vendedoras, os cauteleiros, e as feirantes, retiravam e levavam um pedaço de tudo aquilo que tinha sido o grande circo. Hoje era um pedaço de trapézio, amanhã uma bancada e no dia seguinte as tábuas do recinto ou ainda um piano, um toucado de plumas, o bombo da orquestra ou um chapéu alto, ou um nariz vermelho.
◽ 23 Out | 21h30 – Teatro Municipal Amélia Rey Colaço
'A Mulher Desarvorada' (a partir de Simone de Beauvoir) – Companhia de Actores (M/12)
Sinopse: 'A Mulher Desarvorada' é um monólogo, inspirado em textos de Simone de Beauvoir. Uma mulher na casa dos 40 anos, que abdicou de sua profissão e construiu toda a sua vida em torno da família, assiste a única realidade que conhece desmoronar quando o marido lhe informa que tem outra mulher.
Tati Pasquali, atriz do espetáculo e que também assina a dramaturgia, quebra a quarta parede para partilhar também as suas experiências pessoais, misturando ficção com realidade, existencialismo com a crueza da vida real, travando de forma delicada um diálogo com o público sobre um tema transversal a todas as mulheres: a falta de controle sobre a própria existência a partir da maternidade.
◽ 24 Out | 21h30 – Auditório Municipal Lourdes Norberto
'Abóboras não são Melancias' – Intervalo Grupo de Teatro (M/14)
Sinopse: Três tempos de comédia, zero juízo e muitas gargalhadas. 'Abóboras não são Melancias' é uma explosiva tripla de comédias que promete virar o bom senso do avesso e a largar a seriedade à porta e abraçar o absurdo com entusiasmo.
◽ 25 Out | 16h – Teatro Nova Morada
'Confissões, a vida de uma teenager' – Teatro Nova Morada (M/13)
Sinopse: Mariana é uma teenager com o sonho de ser famosa na escola e fazer parte do grupo das líderes, mas neste percurso, descobre que esse universo não é tão maravilhoso como parece. Uma comédia atual cheia de ritmo.
◽ 26 Out | 16h – Associação Cultural de Tercena
'Bastidores' – Associação Cultural de Tercena (M/12)
Sinopse: Venha conhecer os bastidores de um grupo de teatro decadente que tem como última esperança, a chegada de um novo encenador que pode mudar tudo ou talvez não. Uma comédia inesperada.
◽ 26 Out | 18h – Auditório Municipal Ruy de Carvalho
'O Jantar – Elenco Irrepetível / Gato Escaldado (M/14)
Sinopse: Numa noite de jantar entre amigos, segredos antigos e paixões ocultas vêm à tona, transformando um jantar aparentemente inocente numa divertida comédia de enganos. Ana e Samuel planeiam uma noite agradável com os seus amigos Mike e Rita, porém, a chegada inesperada de Kika, uma figura controversa aos olhos de Samuel, traz à tona uma série de confusões, revelando uma intricada teia de desejos e rivalidades. À medida que os mal-entendidos se acumulam e as revelações se sucedem, os protagonistas veem-se envolvidos numa trama hilariante, onde nada é o que parece ser.
◽ 31 Out | 21h30 – Grupo Recreativo de Tercena
'Terapia Familiar' – Grupo Recreativo de Tercena (M/12)
Sinopse: Mariana, uma adolescente desgostosa com a vida, inscreve toda a família numa terapia para lá de maluca e nem a empregada escapa. Com um terapeuta pouco convencional vai-se descobrindo com o tempo que o que faltava nesta família eram coisas essenciais como respeito, paciência e diálogo. Durante a sessão os segredos vão caindo por terra pelas mãos da pessoa mais improváveis.
◽ 1 Nov | 16h – SERUL
'Fruta Amarela' – Sociedade de Educação e Recreio os Unidos de Leceia (M/6)
Sinopse: Com muita diversão e música original tocada e cantada ao vivo, Amanda e André apresentam uma história que veio diretamente da Floresta Amazónica. Com uma seca que assolava a floresta, os animais sofriam com a escassez de frutos para se alimentarem. Até que um dia, como por magia, uma árvore surge repleta de uma misteriosa fruta amarela. E agora? Será que os animais ousarão experimentar a fruta desconhecida? A solução é embarcar numa viagem até ao céu e descobrir o nome da fruta, mas isso só se uma assustadora Bruxa permitir.
◽ 1 Nov | 18h – SIMECQ
'Fúrias' – Associação Cultural Prado (M/6)
Sinopse: Porco-espinhos zangados de morte com o sol, que teima em pôr-se todos os dias, rinocerontes e elefantes irascíveis que acham que o outro é que se deve desviar do caminho, lagostins que vendem fúrias de todos os tamanhos. Em 'Fúrias', Patrícia Portela e Célia Fechas pegam na obra do autor e filósofo holandês Toon Tellegen, e quais caixeiras viajantes, montam um estaminé para vender fúrias a quem delas precisar. Com uma cortina de fumo atrás, onde se projetam e visualizam as mais diferentes fúrias, contam-se dez histórias de raivas passadas e futuras, apresentando-se um catálogo de fúrias que se transaciona com o público e se constrói à medida das necessidades de cada um. Um espectáculo em que se fala de todo o tipo de pequenos arrufos e amuos com os outros, com a vida, connosco próprios, a partir daquele lugar difícil e vulnerável que é zangarmo-nos, discordarmos, magoarmo-nos ou sofrermos com as nossas aflições e as dos nossos.
◽ 1 Nov | 21h30 – Grupo de Solidariedade Musical e Desportiva de Talaíde
'A Hipocondríaca' (adaptação de 'O Doente Imaginário' de Molière) – TALAUS (M/12)
◽ 2 Nov | 16h – Teatro Custom Café
'Arrendar' – Associação A Rafeira (M/12)
Sinopse: Três amigas dividem um pequeno apartamento em Lisboa, tentando equilibrar sonhos, contas por pagar e a realidade de uma cidade onde viver se tornou um luxo. Esta comédia acompanha as suas tentativas – umas brilhantes, outras completamente falhadas – de encontrar um caminho num país onde arranjar casa ou estabilidade parece uma missão impossível. Entre desilusões, ideias mirabolantes e muita entreajuda, esta é uma história sobre amizade, resiliência e criatividade. No meio do caos, elas reinventam o conceito de sobrevivência urbana, provando que rir das dificuldades é, muitas vezes, a única forma de seguir em frente.
◽ 2 Nov | 18h – Auditório Municipal Ruy de Carvalho
'A Vida Infernal de Lovewell' – Ideias do Século Associação Cultural (M/12)
Sinopse: Tudo corre mal a Lovewell. Ou pelo menos é o que ele pensa. Apesar de ser de uma família nobre, o dinheiro da família foi gasto há muito. A sua amiga Urania anda a ser assediada pelo Fidalgo Pretenso, marido da sua outra amiga Bella, que se casou ao engano e agora não se consegue livrar do marido sem ter de lhe dar metade de tudo o que possui. Até que um dia, a bela e jovem herdeira Carlota se decide vestir de homem para tentar encontrar o homem perfeito. E é Lovewell que chama a sua atenção. Agora Carlota só se quer assegurar que Lovewell a quer por si e não pelo seu dinheiro.
◽ 2 Nov | 21h30 – Auditório Novo Espaço
'Isto é uma performance' – Matraca Associação Cultural e Artística (M/18)
Sinopse: Um espetáculo que expõe, questiona e satiriza a própria ideia de performance.
Inspirado em textos como Revolt. She Said. Revolt Again., Talking With…, Fleabag e 4.48 Psychosis,, a peça assume-se como um manual de clichés performativos, revelando os bastidores, desmontando convenções e rindo-se delas em frente ao público. Dez atrizes constroem um jogo entre humor, desconforto, manifesto e vulnerabilidade, alternando entre confissão íntima, crítica social, explosões físicas e delírio poético. O espetáculo cruza feminismo, corpo, morte, desejo, maternidade e espetáculo mediático, tudo enquanto lembra constantemente ao público: isto é uma performance.
Irreverente e provocatório, o trabalho desafia a passividade da plateia, convidando-a a pensar no que significa assistir, participar e resistir. No fim, o riso e o absurdo tornam-se armas contra o peso do drama.
◽ 6 Nov | 21h30 – Auditório do Taguspark
'Monólogos da Vagina' – Yellow Star Company (M/16)
Sinopse: Os 'Monólogos da Vagina' são compostos por vários pequenos textos/monólogos. Cada um deles lida com a experiência feminina, abordando assuntos como sexo, prostituição, imagem corporal, amor, estupro, menstruação, mutilação genital feminina, masturbação, nascimento, orgasmo, os vários nomes comuns para a vagina ou simplesmente como uma parte física do corpo feminino. Um tema recorrente em toda a peça é a vagina como uma ferramenta de capacitação feminina e a personificação máxima da individualidade.
◽ 7 Nov | 21h30 – Auditório Municipal César Batalha
'O Doente Imaginário' – Cenco – Centro Cultural de Oeiras (M/12)
Sinopse: Quando Molière escreveu 'O Doente Imaginário' sabia que estava gravemente doente. Interpretava Argão (um falso doente de uma vitalidade incrível) e disfarçava com esgares risíveis a dor nas suas convulsões quando sucumbiu ao quinto dia de apresentações – é com a sua própria doença e com a morte que o autor brinca e nos faz rir.
◽ 8 Nov | 18h – Auditório Municipal José de Castro
'Blackbird' – Associação Cultural Quartel 41 (M/16)
Sinopse: Um encontro intenso de passado e presente. 'Blackbird' explora o reencontro de dois personagens, abordando temas delicados de desequilíbrio de poder e traumas do passado. A peça convida o público a refletir sobre as consequências das escolhas e a complexidade moral das relações humanas. Uma experiência teatral que desafia e provoca.
◽ 8 Nov | 21h30 – Teatro Nova Morada
'Mais Ralações Conjugais' – Nova Atena (M/12)
Sinopse: Sete “casais maduros” que, há várias décadas, vivem, convivem e sobrevivem num edifício de apartamentos. Uma peça sobre relações cheias de ralações, num condomínio com muitos cotas e poucas quotas…
◽ 9 Nov | 21h30 – Auditório Novo Espaço
'Garrett em Dois Actos ('Noivado no Dafundo' e 'Falar Verdade a Mentir') – CCLAV – Centro Comunitário de Linda-a-Velha (M/12)
Sinopse: 'Garrett em Dois Atos' junta duas das comédias mais conhecidas escritas por Almeida Garrett. Em 'Falar Verdade a Mentir' o jovem Duarte, noivo de Amália, tem o vício de mentir compulsivamente. O pai dela, Brás Ferreira, impõe como condição para o casamento que Duarte não minta. Para escapar às consequências das suas mentiras, Duarte inventa histórias absurdas. Sem saber, é ajudado pelo criado José Félix, que assume identidades falsas para sustentar as invenções.
Em 'Noivado no Dafundo' um grupo da burguesia lisboeta celebra o noivado de Adélia, filha de Ana Máxima numa casa de pasto no Dafundo. A jovem, porém, ama Antunes, um empregado do pai, e não o noivo escolhido por conveniência. A peça critica com humor os casamentos arranjados, o preconceito social e a valorização exagerada do estrangeiro.
*Programação sujeita a eventuais alterações.
➡️ Entrada gratuita – A entrada nos espetáculos é livre, mas sujeita à lotação da sala, mediante apresentação de senha.
➡️ Local e horário de levantamento – As senhas devem ser levantadas na bilheteira do respectivo espaço de espetáculo, no próprio dia, 1 hora antes do início da sessão.
➡️ Reservas – Não existem lugares marcados ou possibilidade de reserva.
➡️ Limite por pessoa – Cada espetador poderá levantar até 2 senhas, de forma a garantir equidade na distribuição.
➡️ Lotação esgotada – Uma vez atingido o limite de lugares disponíveis, não serão entregues mais senhas, sendo tal informação comunicada de imediato ao público.
➡️ Validade da senha – As senhas garantem a entrada até 10 minutos antes da hora de início do espetáculo. Após esse prazo, a organização reserva-se o direito de disponibilizar os lugares a outros interessados.
➡️ Prioridade de acesso – O acesso à sala será efetuado pela ordem de chegada ao espaço, mediante apresentação da respectiva senha.
➡️ Casos especiais – Lugares destinados a mobilidade reduzida, parceiros institucionais ou convidados devem ser previamente solicitados à organização, e serão tratados fora da distribuição pública de senhas.
Para efeitos do disposto nos artigos 13.º e 14.º do Regulamento da União Europeia 2016/679, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 27 de abril de 2016, relativo à proteção das pessoas singulares no que diz respeito ao tratamento de dados pessoais e à livre circulação desses dados, conjugado com o disposto no artigo n.º 2 do artigo 79.º do Código Civil, informa-se que o presente evento decorrerá publicamente podendo ser recolhidas imagens fotográficas e de vídeo que envolvam os participantes, individualmente ou em grupo, com vista a divulgar nos canais de comunicação institucionais, redes sociais e órgãos da comunicação social, para fins informativos, bem como para eventual utilização dentro do registo dos eventos e para efeitos de arquivo.