Agenda da Natureza | Outubro

Percursos e oficinas da Agenda da Natureza para o mês de outubro

12/10/2024 a 31/10/2024

Oeiras

Gratuito

12 de Outubro de 2024
  • descobrir
  • viver
  • Ambiente
  • Cultura
  • Lazer
  • Família
  • Crianças
  • União de Freguesias de Oeiras, São Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias
  • União de Freguesias de Carnaxide e Queijas

Município de Oeiras convida-o a participar nos percursos e oficinas da 'Agenda da Natureza', sendo uma excelente oportunidade para conhecer e preservar a Biodiversidade local. 

 

 

🐦 Dia Mundial das Aves Migratórias - 'A Migração das Aves'
No dia 12 de outubro
📍 Quinta de Recreio dos Marqueses de Pombal
▪ Ponto de encontro: Coleção de Oliveiras
Idade mínima: 6 anos

Descrição: Esta oficina irá abordar a temática da conservação, migração e observação de aves em meio urbano recorrendo à anilhagem científica. Iremos proceder à captura, anilhagem e respetiva libertação das aves, explicando todo o processo e quais as vantagens da sua realização.

🐦 Dia Mundial das Aves Migratórias - 'Um chiu, um piu'
No dia 12 de outubro
📍 Fábrica da Pólvora de Barcarena
▪ Ponto de encontro: Qual Albatroz - Oficina do Erro
Idade mínima: 10 anos

Descrição: Nesta oficina, vamos treinar os nossos ouvidos e deixar-nos guiar pelos sons (e silêncios) que as aves da Fábrica da Pólvora fazem.

🐛 Bioblitz Outono - 'Insetos'
No dia 26 de outubro
📍 Serra de Carnaxide
▪ Ponto de encontro: R. da Mina Grande, Carnaxide
Idade mínima: 6 anos

Descrição: Este percurso tem como objetivo identificar e registar o maior número possível de espécies de fauna, flora e líquenes existentes na Serra de Carnaxide, com o apoio de especialistas.

🦎 Bioblitz Outono - 'Anfíbios e Répteis'
No dia 26 de outubro
📍 Serra de Carnaxide
▪ Ponto de encontro: R. da Mina Grande, Carnaxide
Idade mínima: 6 anos

Descrição: Este percurso tem como objetivo identificar e registar o maior número possível de espécies de fauna, flora e líquenes existentes na Serra de Carnaxide, com o apoio de especialistas.

🦉 Percurso de observação da biodiversidade – 'Aves Noturnas'
No dia 31 de outubro
📍 Quinta de Recreio dos Marqueses de Pombal
▪ Ponto de encontro: Casa da Pesca
Idade mínima: 6 anos

Descrição: À luz das estrelas (e das lanternas) este percurso, orientado por Ricardo Tomé, pretende explorar bosques e prados procurando ouvir as inconfundíveis vocalizações das aves noturnas, e, com sorte, observar alguma.  

No dia da atividade, não se esqueça de levar água, um snack, usar calçado e vestuário confortável e adequado às condições meteorológicas previstas para o dia. 

Na impossibilidade de participar, solicita-se que informe através de email, com a maior brevidade possível.
📷 Informação sobre tratamento de dados
Para efeitos do disposto nos artigos 13.º e 14.º do Regulamento da União Europeia 2016/679, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 27 de abril de 2016, relativo à proteção das pessoas singulares no que diz respeito ao tratamento de dados pessoais e à livre circulação desses dados, conjugado com o disposto no artigo n.º 2 do artigo 79.º do Código Civil, informa-se que o presente evento decorrerá publicamente podendo ser recolhidas imagens fotográficas e de vídeo que envolvam os participantes, individualmente ou em grupo, com vista a divulgar nos canais de comunicação institucionais, redes sociais e órgãos da comunicação social, para fins informativos, bem como para eventual utilização dentro do registo dos eventos e para efeitos de arquivo.