Apresentação do livro ‘Do 25 de Novembro aos Nossos Dias’

Obra de Raquel Varela e Adriano Zilhão analisa a 'História da Contrarrevolução', a partir da perspetiva dos trabalhadores.

23/11/2025 a 23/11/2025

Templo da Poesia, em Oeiras

Gratuito

23 de Novembro de 2025
  • Oeiras
  • descobrir
  • viver
  • Biblioteca
  • Lazer
  • Cultura
  • União de Freguesias de Oeiras, São Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias
Cartaz com fotografia dos autores Raquel Varela e Adriano Zilhão a segurar o livro, informações da data, hora e local do evento

A apresentação pública do livro ‘Do 25 de Novembro aos Nossos Dias' terá lugar, no dia 23 de novembro, às 17h, no Templo da Poesia, em Oeiras, e vai contar com a presença dos autores Raquel Varela e Adriano Zilhão. Trata-se de uma oportunidade única para conhecer a versão destes dois investigadores sobre um dos períodos mais marcantes e controversos da história recente do país.

‘Do 25 de Novembro aos Nossos Dias'  parte de uma pergunta central: Se o 25 de Abril de 1974 deu início a uma revolução socialista em Portugal, terá o 25 de novembro de 1975 marcado o arranque da contrarrevolução que a travou?

Raquel Varela e Adriano Zilhão desafiam a narrativa dominante de que só com o 25 de novembro o regime democrático terá ficado plenamente instituído e questionam o papel desempenhado pelas direções do PCP e do PS, as duas maiores forças políticas à época, nos acontecimentos que moldaram a revolução e a contrarrevolução. Longe de seguir a versão oficial, a obra apresenta os acontecimentos a partir do ponto de vista dos trabalhadores, "aqueles que fizeram a revolução e sentiram na pele a contrarrevolução".

📕 Apresentação do livro ‘Do 25 de Novembro aos Nossos Dias’
🗓️ 23 de novembro
⏰ 17h
📍Templo da Poesia, em Oeiras
🎫 Entrada livre, sujeita à lotação da sala

Mais informações: livraria.verney@oeiras.pt

📷 Informação sobre tratamento de dados
Para efeitos do disposto nos artigos 13.º e 14.º do Regulamento da União Europeia 2016/679, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 27 de abril de 2016, relativo à proteção das pessoas singulares no que diz respeito ao tratamento de dados pessoais e à livre circulação desses dados, conjugado com o disposto no artigo n.º 2 do artigo 79.º do Código Civil, informa-se que o presente evento decorrerá publicamente podendo ser recolhidas imagens fotográficas e de vídeo que envolvam os participantes, individualmente ou em grupo, com vista a divulgar nos canais de comunicação institucionais, redes sociais e órgãos da comunicação social, para fins informativos, bem como para eventual utilização dentro do registo dos eventos e para efeitos de arquivo.