Curso - O que é a Filosofia?

Quatro filósofos à procura de sentido, por António de Castro Caeiro.

07/02/2026 a 14/03/2026

Palácio dos Aciprestes

Gratuito

07 de Fevereiro de 2026
  • Linda-a-Velha
  • viver
  • descobrir
  • Biblioteca
  • Lazer
  • União de Freguesia Algés, Linda-a-velha e Cruz Quebrada-Dafundo
banner com o nome do evento, local e horas

Em fevereiro e março, o Palácio dos Aciprestes, em Linda-a-Velha, recebe o curso O que é a Filosofia?, em quatro sessões, sempre aos sábados, às 15h, dedicadas aos filósofos Platão, Aristóteles, Descartes e Nietzsche, conduzidas pelo professor António de Castro Caeiro.

A filosofia nasce de uma pergunta - qualquer uma, mesmo trivial - desde que revele algo que não compreendemos. Quando ignoramos algo que tem importância para nós, procuramos respostas para poder conhecer. Entre as muitas perguntas possíveis, a filosófica distingue-se por nascer do espanto perante o simples facto de estarmos vivos.

Ao longo do curso, procura-se compreender as situações concretas de que partem estes filósofos para pensar o problema do filosofar e os caminhos que propõem para o enfrentar. 

Programa

•  7 de fevereiro: Platão (República, Livro X.). A ideia é mais real do que aquilo que vemos? 

•  21 de fevereiro:  Aristóteles (De Anima, II. cap. 1–3, III, cap. 4–5). O que existe está só na mente ou também nas coisas em si?

•  7 de março: Descartes (Meditações sobre Filosofia, I–II).
Pode haver existência sem pensamento ou pensamento sem alguém que exista? 

•  14 de Março: Nietzsche (A Gaia Ciência, parágrafos 125, 341).
Como viver - e não apenas resistir - numa vida sem ideal, quando já não acreditamos em nenhum ideal?
Entrada gratuita, sujeita a inscrição: livraria.verney@oeiras.pt 
☎️ 21 440 83 29
📷 Informação sobre tratamento de dados
Para efeitos do disposto nos artigos 13.º e 14.º do Regulamento da União Europeia 2016/679, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 27 de abril de 2016, relativo à proteção das pessoas singulares no que diz respeito ao tratamento de dados pessoais e à livre circulação desses dados, conjugado com o disposto no artigo n.º 2 do artigo 79.º do Código Civil, informa-se que o presente evento decorrerá publicamente podendo ser recolhidas imagens fotográficas e de vídeo que envolvam os participantes, individualmente ou em grupo, com vista a divulgar nos canais de comunicação institucionais, redes sociais e órgãos da comunicação social, para fins informativos, bem como para eventual utilização dentro do registo dos eventos e para efeitos de arquivo.