Dia Mundial do Enoturismo 2025

Do vinho à história: um fim de semana para celebrar o enoturismo em Oeiras.

08/11/2025 a 09/11/2025

Oeiras

Gratuito

08 de Novembro de 2025

Oeiras celebra o Dia Mundial do Enoturismo 2025 nos dias 8 e 9 de novembro, com um programa diversificado que convida a descobrir o património vinícola e histórico do concelho.

No dia 8, a manhã será dedicada a uma visita guiada à adega com provas de vinhos, enquanto a tarde reserva um Workshop de Iniciação à Prova de Vinhos, ideal para quem quer aprender mais sobre o universo do vinho.

O dia 9 começa com um passeio pedestre pela Quinta dos Marqueses de Pombal, incluindo visitas guiadas às vinhas e adegas e prova de vinhos. Durante a tarde, a histórica Adega do Palácio Marquês de Pombal estará aberta ao público, com visita livre e prova do vinho de Carcavelos “Villa Oeiras”.

Como é tradição, a Festa de São Martinho promete animar o Centro Histórico de Oeiras e o Parque Anjos, em Algés, com castanhas assadas e vinho 'Villa Oeiras', num ambiente de celebração e convívio.

Junte-se a nós e venha celebrar o Dia Mundial do Enoturismo em Oeiras!

🍷Programação
8 de novembro (sábado)

◾ Visita guiada à adega do Palácio Marquês de Pombal
11h | Adega do Palácio Marquês de Pombal

Experiência vínica que incluí uma visita guiada à Adega do Palácio Marquês de Pombal com prova de 2 vinhos e 1 azeite ‘Villa Oeiras’, que acontece na mais pequena região demarcada de Portugal, a Região Demarcada de Carcavelos.

▪️ Duração: 1h (aproximadamente)
▪️ Idiomas: português, inglês ou espanhol 
▪️ Participantes: 20 pessoas (máximo)
▪️ Preço:  15,00 € por pessoa (maiores de 18 anos)
▪️ Mobilidade condicionada: o acesso às casas de banho só é possível através de escadas.
▪️ Organização: Câmara Municipal de Oeiras
▪️ Informações e inscrições: e-mail: enoturismo@oeiras.pt | tel. 913 831 584 (segunda-feira a sexta-feira das 10h às 18h)

◾ Workshop de iniciação à prova de vinhos
15h | Adega do Palácio Marquês de Pombal 

Descubra o vinho português pelos sentidos, do Norte ao Sul.
Nesta experiência aprenderá a provar como um sommelier, começando pelos fundamentos que definem o vinho como a acidez, o tanino, o corpo e a doçura.

Depois vai 'viajar' pelo país através de 5 vinhos de climas e solos distintos. É uma formação de nível iniciação com profundidade técnica, pensada para quem quer compreender por que um vinho é como é, e não apenas se gosta dele.

Cada vinho é uma história contada pelo terroir: iremos do granito do Minho ao xisto do Alentejo, e cada prova será um exercício sensorial guiado passo a passo sob a promessa central “em 90 minutos, ganhe o vocabulário e o olhar de quem entende o vinho.”, com o objetivo de ensinar a identificar e descrever o vinho com confiança.

▪️ Duração: 1h30
▪️ Formato: prova guiada de 5 vinhos + workshop de perceção sensorial
▪️ Destinatários: curiosos, amantes de vinho e equipas de restauração que querem melhorar a leitura sensorial.
▪️ Participantes: 8 pessoas (mínimo) | 20 pessoas (máximo)
▪️ Preço: 24,00 € por pessoa (maiores de 18 anos)
▪️ Informações e inscrições: e-mail: enoturismo@oeiras.pt | tel. 913 831 584 (segunda-feira a sexta-feira das 10h às 18h)
▪️ Organização: Câmara Municipal de Oeiras

Formador: Marc Pinto, Sommelier do Fifty Seconds, construiu parte do seu percurso em Espanha, onde trabalhou no restaurante Lasarte com 3 estrelas Michelin. Vencedor de diversos galardões como o Campeonato Nacional de Escanções e prémios de “Sommelier do Ano” em revistas especializadas de vinhos e gastronomia.
9 de novembro (domingo)

◾ Passeio pedestre pela Quinta dos Marqueses de Pombal – PR1 OER Pequena Rota
10h | Casal da Manteiga 
 
Percurso
▪️ Hora: 10h
▪️ Duração: 3h (aproximadamente)
▪️ Ponto de encontro: Casal da Manteiga, junto à porta da Adega (Quinta de Cima – Quinta de Recreio dos Marqueses de Pombal)
Pontos de interesse:
1)    Casal da Manteiga (inclui a visita às vinhas e adega)
2)    Jardim, Cascata e Tanque do Taveira
3)    Casa da Pesca
4)    Adega do Palácio Marquês de Pombal (com prova de vinhos)
5)    Aqueduto de Cacilhas
6)    Pombal
7)    Cascata da Fonte de Ouro
8)    Regresso ao ponto de encontro
▪️ Distância: 4 km circular (aproximadamente)
▪️ Nível de dificuldade: fácil 
▪️ Participantes: 10 pessoas (mínimo) | 20 pessoas (máximo)
▪️ Organização: Câmara Municipal de Oeiras
▪️ Informações e inscrições: atividade gratuita – mas obrigatória até às 13 horas do dia 7 de novembro para o e-mail turismo.palacio@oeiras.pt  disponibilizando os seguintes dados: nome completo, morada, contacto telefónico, e-mail, data de nascimento, NIF e nacionalidade. 

⚠️ Atenção:  
- Os participantes deverão trazer água, calçado e vestuário confortável para andar, tal como equipamento para a eventualidade de chover: casaco impermeável e/ou guarda-chuva
- A atividade poderá ser cancelada caso a previsão meteorológica não seja favorável.

◾ Adega de portas abertas
14h30 às 17h30 | Adega do Palácio Marquês de Pombal 

A Adega do Palácio Marquês de Pombal estará de portas abertas aos visitantes com provas de vinho generoso de Carcavelos ‘Villa Oeiras’.

Destinatários: público em geral 
Informações e inscrições: atividade gratuita limitada à permanência de 30 pessoas no interior da adega
Organização: Câmara Municipal de Oeiras com o apoio da Confraria dos Enófilos do Vinho de Carcavelos  

🌰 Festa de São Martinho 🌰
8 e 9 de novembro | 11h às 22h 

O Município de Oeiras celebra o São Martinho com castanhas assadas, vinho de Carcavelos ‘Villa Oeiras’, muita animação, e acesso gratuito. As festas acontecerão entre as 11h e as 22h, no dia 8 de novembro, no Largo 5 de Outubro, em pleno Centro Histórico de Oeiras, e no dia 9 de novembro, no Parque Anjos, em Algés, para centenas de pessoas. 


⬇️Faça download do programa: versão PT e versão EN.

 

📷 Informação sobre tratamento de dados
Para efeitos do disposto nos artigos 13.º e 14.º do Regulamento da União Europeia 2016/679, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 27 de abril de 2016, relativo à proteção das pessoas singulares no que diz respeito ao tratamento de dados pessoais e à livre circulação desses dados, conjugado com o disposto no artigo n.º 2 do artigo 79.º do Código Civil, informa-se que o presente evento decorrerá publicamente podendo ser recolhidas imagens fotográficas e de vídeo que envolvam os participantes, individualmente ou em grupo, com vista a divulgar nos canais de comunicação institucionais, redes sociais e órgãos da comunicação social, para fins informativos, bem como para eventual utilização dentro do registo dos eventos e para efeitos de arquivo.