Festa das vindimas - Arraial

Festa das vindimas - Arraial

Oeiras

16/09/2017 a 16/09/2017

Casal da Manteiga

Gratuito

16 de Setembro de 2017
photo

A época das Vindimas é já uma tradição no concelho de Oeiras, onde se produz o afamado Vinho de Carcavelos, o qual vive atualmente uma fase de recuperação e crescimento neste concelho.

De renome internacional e tradição secular, o Carcavelos é um vinho generoso, bem marcado pelas características naturais da região: terrenos calcários de declives voltados para sul, com temperaturas amenas e ventos de norte a subtraírem a humidade marítima.

Foi durante o reinado de D. José I e sob forte influência do 1º Conde de Oeiras e Marquês de Pombal que o vinho de Carcavelos conheceu o seu maior apogeu, sendo desenvolvido na quinta pertencente a Sebastião José de Carvalho, em Oeiras.

Graças à sua qualidade e particularidades, este vinho iniciou, logo em 1752, o seu percurso além-fronteiras, tendo sido enviado à corte de Pequim como presente do rei D. José I.

Após algumas décadas de declínio, a Câmara Municipal de Oeiras celebrou, em 1997, um protocolo de cooperação com a ex-Estação Agronómica Nacional (atualmente Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária), no qual estabelece uma série de princípios, entre os quais, a preservação da vinha do vinho de Carcavelos existente na ex- EAN e a recuperação do próprio vinho.

Foi criada a marca de vinho “Villa Oeiras”, recuperada a adega original, equipada a nova adega do Casal da Manteiga e estendida a área de vinha para os atuais 12.5 hectares.

Assim, é com grande entusiamo que se abraça a Época das Vindimas em Oeiras, um concelho iminentemente urbano, às portas de Lisboa, e que se orgulha de ver crescer esta mancha verde de vinhas e fazer renascer o património edificado e cultural associado.

Por isso, no dia 16 de setembro junte-se a nós para o encerramento da Festa das Vindimas com um Arraial ao ar-livre onde se pretende reavivar as tradições de outrora e celebrar o final desta campanha agrícola com animação, música, tasquinhas, artesanato e muito convívio.

Com a colaboração do Grupo Folclórico As Lavadeiras da Ribeira da Lage e Rancho Folclórico Flores da Beira.

Contamos consigo!