Vozes do Fado 2025

Quatro concertos com diferentes vozes características do Fado

07/11/2025 a 05/12/2025

Auditório Municipal Ruy de Carvalho, em Carnaxide

Sob consulta

07 de Novembro de 2025
  • Carnaxide
  • descobrir
  • viver
  • Cultura
  • Música
  • Lazer
  • União de Freguesias de Carnaxide e Queijas
banner do evento em tons de cor de vinho com uma ilustração de guitarra portuguesa

O ‘Vozes do Fado’ apresenta, nos dias 7, 14 e 28 de novembro, bem como no dia 5 de dezembro, quatro concertos com diferentes vozes características do Fado, património cultural imaterial da humanidade.

Os concertos decorrem no Auditório Municipal Ruy de Carvalho e iniciam-se com a  ‘Homenagem às Divas do Fado’, pelas vozes de Diamantina, Joana Amendoeira, Sofia Ramos e Tânia Oleiro, a que se seguem os Concertos em nome próprio de Diana Vilarinho, Valéria e Pedro Moutinho.

“Silêncio, que se vai cantar o Fado.”

▪️  7 de novembro – 21H30 – ‘Homeganem às Divas do Fado’ | Diamantina, Joana Amendoeira, Sofia Ramos e Tânia Oleiro

O Fado foi desde sempre protagonizado por mulheres de garra, com vivências várias e que deram um cunho pessoal a um vasto repertório que se tornou intemporal. 
Esta homenagem pretende celebrar a sua  vida,  bem como o seu  valioso legado. Diamantina, Joana Amendoeira, Sofia Ramos e Tânia Oleiro vão dar voz a Amália Rodrigues, Maria Teresa de Noronha, Lucília do Carmo, Fernanda Batista, Beatriz da Conceição, Celeste Rodrigues, Argentina Santos, Teresa Tarouca, Hermínia Silva, Ercília Costa, Maria da Nazaré e Berta Cardoso.

Bruno Chaveiro – Guitarra Portuguesa
João Filipe – Viola
Paulo Paz – Baixo
▪️ 14 de novembro – 21H30 – Diana Vilarinho

Diana Vilarinho é uma jovem cantora  de 27 anos que tem conseguido reunir o aplauso de diferentes públicos . Ao longo da sua ainda curta carreira já conquistou o 1º lugar na Grande Noite do Fado, em 2008, ao qual se juntam várias participações no maior festival do género em Portugal, o Festival Caixa/Santa Casa Alfama, e algumas incursões pela Europa. 

Lançou, em 2021, o primeiro álbum a partir de um repertório criteriosamente escolhido por si e pelo seu produtor, o também fadista Ricardo Ribeiro e que conta com uma música escrita e composta por Carminho. Diana atua habitualmente nas mais emblemáticas Casas de Fado de Lisboa, mantendo-se próxima de uma realidade que vive tanto dos teatros como dos espaços tradicionais. Em 2025, apresentou-se no Festival da Canção com “Cotovia” e ficou classificada num honroso 2º lugar.

Começa aqui a jornada para um novo álbum que promete consolidá-la como uma das grandes vozes da sua geração. 

Bernardo Couto – Guitarra portuguesa
Francisco Gaspar – Baixo
João Domingos – Guitarra

🎟️ Bilheteira online
▪️ 28 de novembro – 21H30 – Valéria

É considerada por muitos uma das fadistas mais carismáticas da sua geração e promete marcar a história do fado. 
Nasceu em Alcains, Castelo Branco, intérprete, fadista, autora e compositora, integra a nova geração do Fado e nas Casas de Fado de Lisboa. É  residente na Mesa de Frades, no Poeta e na Associação Castro, e  canta também na Tasca da Bela e em outros espaços.

Ricardo Parreira – Guitarra Portuguesa
Nelson Aleixo – Viola
Ciro Bertini – Baixo

🎟️ Bilheteira online
▪️ 5 de dezembro – 21H30 – Pedro Moutinho

Pedro Moutinho foi embalado pelo som do fado e cresceu com ele como se de uma herança genética se tratasse. 
Em 2024, Pedro Moutinho editou “Casa d’Água”,  o 7º álbum de um percurso artístico consolidado.  O seu primeiro álbum "Primeiro Fado"  recebeu, em 2003,  o "Prémio Revelação" da Casa da Imprensa e  "Encontro" (o seu segundo trabalho)  foi galardoado com o Prémio Amália na categoria de melhor disco,  confirmando o talento do artista para além da sua linhagem.  

O mais recente trabalho,  "Casa d'Água",  inclui fados típicos mas também inéditos de compositores  como Carlos Conde, Martinho da Assunção, Maria do Rosário Pedreira, Teresinha Landeiro, Pedro de Castro, Francisca Cortesão, Mário Laginha, João Correia, Carminho, Filipe Raposo, Amélia Muge e João Monge. 

Entre o  primeiro  e o mais recente registo discográfico de Pedro Moutinho passaram-se mais de 20 anos, vividos intensamente no Fado e com  espetáculos  em todo o mundo. Um percurso ímpar que afirmou Pedro Moutinho como um dos grandes fadistas da atualidade.

André Dias – Guitarra Portuguesa
Pedro Soares – Viola
Daniel Pinto – Baixo acústico

🎟️ Bilheteira online
CONDIÇÕES DE ACESSO
Aconselhado a maiores de 6 anos. Interdito a menores de 3 anos.
Abertura das portas: 25 minutos antes do início do Concerto
Entrada condicionada após o seu início.
Os lugares de MOBILIDADE REDUZIDA destinam-se exclusivamente a utilizadores em cadeira de rodas. A aquisição/reserva destes lugares é efetuada através do endereço eletrónico: paulo.afonso@oeiras.pt (sujeito a confirmação de disponibilidade) ou diretamente na bilheteira do Auditório nos dias de Concerto.
BILHETEIRA

'Homenagem às Divas do Fado' e Pedro Moutinho – Plateia e Balcão: 10,00 €
Diana Vilarinho e Valéria – Plateia e Balcão: 8,00 €

INFORMAÇÕES
Tel. 214 430 799 | 214 408 582 / 24 – paulo.afonso@oeiras.pt / www.oeiras.pt  / @ciclovozesdofado / https://www.facebook.com/ciclovozesdofado / www.ciclovozesdofado.pt

RESERVAS/INFORMAÇÕES: Ligue 1820 (24 horas)

LOCAIS DE VENDA:
Auditório Municipal Ruy de Carvalho (Tel. 214 170 109): dias de espetáculo, a partir das 15H;
Posto de Turismo de Oeiras (Palácio Marquês de Pombal) (Tel. 214 430 799): 2ª Feira a Domingo, das 10H às 18H;
Receção do Palácio Anjos (Tel. 214 111 400): 3ª a Sábado, das 10H00 às 16H00. Encerra aos Feriados e dias 24 e 31 de dezembro;
Centro Cultural Palácio do Egipto (214 408 781): de 3ª Feira a Sábado, das 11H às 17H. Encerra aos Feriados e dias 24 e 31 de dezembro;
Receção/Loja da Fábrica da Pólvora de Barcarena (Tel. 210 977 420): de 3ª Feira a Sábado, das 11H às 17H. Encerra aos Feriados e dias 24 e 31 de dezembro;
www.ticketline.sapo.pt, ABEP; ASK ME Lisboa (2 lojas); Worten (155 lojas); Fnac (34 lojas); C.C. Mundicenter (4 lojas); SuperCor Supermercados (4 lojas); It Tabacarias (3 lojas); MMM Ticket; El Corte Inglês (2 lojas); E. Leclerc (2 lojas); Altice Fórum Braga; Cascais Visitor Center; Casino Lisboa; Centro Cultural de Belém; Galeria C. Campo Pequeno; Multiusos Guimarães; Super Bock Arena; Teatro Tivoli BBVA e Time Out Mercado da Ribeira.