
Biospots
O ecossistema urbano, do qual fazem parte os espaços verdes urbanos, é cada vez mais relevante para a conservação da biodiversidade local, pelo que se reveste da maior importância conhecer e monitorizar estes espaços.
Foi com esta perspetiva que o Município de Oeiras realizou ao longo de 2020, em parceria com o Tagis - Centro de Conservação das Borboletas, o levantamento da biodiversidade dos principais parques urbanos e jardins municipais e investiu na instalação de Biospots e Estações da Biodiversidade, que integram uma rede nacional de percursos de observação da natureza.
Estes percursos encontram-se agora sinalizados no terreno através de painéis que ilustram a diversidade de espécies e habitats de cada local, com particular destaque para os insetos e plantas, que são a base dos ecossistemas terrestres.
Para além de percursos e painéis com informação científica sobre os locais, estas estruturas são também importantes ferramentas de ciência cidadã, convidando os visitantes e munícipes a RIPAR a biodiversidade de Oeiras:
- Registar (com fotografia);
- Identificar;
- Partilhar na plataforma online www.biodiversity4all.org.
Visite os parques e jardins e deslumbre-se com a biodiversidade de cada um.
Parque dos Poetas - Biospots
Jardim do Palácio Marquês de Pombal - Biospots
Jardim Municipal de Oeiras - Biospots
Quinta Real de Caxias - Biospots
Fábrica da Pólvora de Barcarena - Biospots
Parque Urbano do Jamor - Estação da Biodiversidade
“O Guia de Campo de Insetos e Plantas de Oeiras” foi criado em conjunto com elementos do cE3c – Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais – Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, da Tagis - Centro de Conservação das Borboletas de Portugal e da Câmara Municipal de Oeiras.
Reuniram-se neste documento algumas das espécies de insetos e plantas que podem ser encontradas em Oeiras. Este guia pode ser usado para aumentar o conhecimento dos munícipes sobre a biodiversidade no concelho e também facilitar o reconhecimento das várias espécies que se podem encontrar nas Estações da Biodiversidade e Biospots nos parques e jardins municipais (Parque Jamor e Biospots do TAGIS, existentes no Parque dos Poetas, Jardim do Palácio do Marques, Jardim da Quinta Real de Caxias e Fábrica da Pólvora de Barcarena).