Três dias em Oeiras
Três dias não dá para ver tudo, mas dá para ver o suficiente para querer voltar.
Mesmo que seja de Oeiras, faça este roteiro com a sua família e com os seus amigos. Descubra esta sua Oeiras.
- Dia 1 – O pontapé de saída
À primeira vista, 3 dias em Oeiras pode parecer pouco tempo, mas com as nossas sugestões acreditamos que vão ser dias com bastante atividade e bem passados.
Como não poderia deixar de ser no primeiro dia reserve a manhã e deixe-se deslumbrar pelos Jardins Históricos do Palácio do Marquês de Pombal e os seus Jardins.
Siga para uma refeição mesmo à beira-mar. Sugerimos que siga até ao INATEL e almoce por lá. Se estiver bom tempo aproveite a esplanada.
Da parte da tarde, convidamo-lo a percorrer parte da nossa orla ribeirinha. O fantástico Passeio Marítimo de Oeiras foi feito a pensar em si e pode percorrê-lo a andar, correr, ou até de patins. Sugerimos que comece o percurso na Praia da Torre, vá até Paço de Arcos, e em seguida volte até ao ponto de partida.
(ilustração de Teresa Ruivo)
- Dia 2 - Ainda há muito para fazer e ver
A Fábrica da Pólvora (na imagem de entrada) é um excelente pretexto para passar uma manhã completa em Barcarena, ficando para almoçar no restaurante Maria Pimenta. Aconselhamos especialmente uma visita ao Museu da Pólvora Negra (encerrado apenas à segunda-feira), e ainda um passeio nos espaços verdes da Fábrica.
Para uma tarde bem passada, não pode deixar de ir até à Quinta Real de Caxias. Os seus jardins situados à beira-mar são exemplo da sofisticada vida social do século XVIII, sendo o seu principal elemento de destaque a cascata. Aprecie ainda as estátuas, representantes de cenas mitológicas.
E como depois de tantos passeios e visitas a fome aperta, aproveite para ficar por Caxias a lanchar na Baía dos Golfinhos. Com um ambiente requintado e uma magnífica vista panorâmica sobre o Tejo, este será o local ideal para terminar o seu segundo dia em Oeiras.
- Dia 3 – O dia onde a saudade já começa a aparecer
A sua estadia em Oeiras não estaria completa sem uma visita ao Parque dos Poetas, considerado o único "museu ao ar livre" de arte escultórica em Portugal e o maior da Europa. E como 22,5 hectares não se percorrem apenas em meio dia, a nossa sugestão é que guarde a manhã para descobrir a 1ª Fase do Parque dos Poetas, e a tarde para visitar a 2ª Fase.
Quanto à hora de almoço deixamos-lhe uma opção diferente: fazer um piquenique numa zona do Parque apropriada para o efeito, para que não tenha de interromper o contato com um dos mais maravilhosos espaços verdes de Oeiras.