Biografia

Biografia

Quem é António Bessone Basto?

 

Nasceu em Algés a 9 de novembro de 1945, descendendo de uma família com fortes ligações ao desporto, nomeadamente à natação.

O seu avô paterno, Rodrigo Bessone Basto, um apaixonado pela modalidade, foi o fundador e grande campeão do Sport Algés e Dafundo e o seu pai, também Rodrigo de seu nome, participou nos jogos Olímpicos de Helsínquia em 1952.

Aos 3 anos aprende a nadar pela mão da sua mãe.

Aos 8 anos fez a sua primeira travessia do Tejo, organizada pela Associação de Natação de Lisboa, fazendo o tempo de 58 minutos entre a Trafaria e Algés, tendo ganho uma taça de prata que guarda com muito carinho.
 

«A natação nasceu dentro de mim. O Sport Algés e Dafundo foi por isso o meu berço, a escola onde aprendi tudo o que haveria de ser determinante na minha vida» - Toni.


Nos anos 60 tornou-se a figura da natação nacional e é pela mão do “mestre Yokochi” que “Toni” domina em quase todas as distâncias e estilos.

António Bessone Basto é um dos nadadores portugueses que mais records nacionais obteve na história da natação portuguesa. Durante três anos é Campeão Ibérico das estafetas de 4x100 e 4x200 metros livres e vence 2 vezes os Jogos Luso-Brasileiros.

Participou em 8 competições internacionais em representação da Seleção Nacional, sendo de destacar a sua participação nos campeonatos da Europa em Leipzig 1961 e os Jogos Olímpicos de Tóquio em 1964.

 

Resultados nos Campeonatos da Europa Leipzig 1961
🔹 400m estilos - 33º classificado
🔹 200m costas - 23º  classificado
🔹 1500m livres - 22º  classificado
Resultados nos Jogos Olímpicos de Tóquio 1964
🔹 400m estilos - 17º classificado

 

Toni Bessone Basto é um dos mais ecléticos e premiados atletas portugueses de sempre, representando Portugal em várias modalidades, tendo atingido o mais alto nível na Natação, no Andebol e na Caça Submarina.

Conta mais de 1500 medalhas e troféus ganhos em provas de diversas modalidades desportivas, a par de distinções como a Medalha de Mérito Desportivo e a Medalha de Amizade do Comité Olímpico Português. Conquistou seis Medalhas de Ouro como nadador do ano, o troféu para o melhor atleta dos anos 60 e o Rugido do Leão, atribuído pelo Sporting Clube de Portugal.

Também no Andebol - entre 1969 e 1973 - António Bessone Basto se destacou pela sua qualidade como atleta, pela paixão e dedicação com que se entregava a tudo o que fazia.

Como guarda-redes da equipa de andebol do Sporting Clube de Portugal ajudou, com a sua atitude, a vencer cinco campeonatos consecutivos (penta campeão), duas taças de Portugal, um campeonato regional e duas épocas (1968/1969 e 1970/1971) sem qualquer derrota. Neste período os leões jogaram 78 partidas, venceram 72, empataram duas e perderam apenas quatro.

Na década de 70, António Bessone Basto dedicou-se à Caça Submarina, onde foi várias vezes Campeão Nacional, representou Portugal internacionalmente, tendo conquistado lugares de honra no pódio Europeu e Mundial.

António Bessone Basto foi ainda praticante de Judo, Karaté, Basquetebol, Ténis, Ténis de Mesa e Râguebi, disputando uma Taça Ibérica ao serviço do C. F. Os Belenenses nesta modalidade.

Atualmente continua ligado ao desporto como atleta de natação no escalão de Master, onde continua a exibir excelentes prestações, ganhando todos as provas do seu escalão de idade com resultados Recordes Nacionais sendo capitão da equipa.

Como dirigente é atualmente vice presidente do Sport Algés e Dafundo.